Listagem de Questões sobre COBIT
NÃO se trata de uma atividade na tabela RACI do processo Gerenciar Operações do domínio Entregar e Suportar do COBIT:
Realizar cópia de segurança (backup) de acordo com o esquema.
Aplicar correções ou mudanças ao processamento ou infraestrutura.
Monitorar a infraestrutura e processamento e resolver problemas.
Gerenciar e proteger os ativos físicos (papéis, mídias, etc).
Agendar carga de trabalho e jobs (batch jobs).
No COBIT 4.1, prover a direção para entrega de soluções e entrega de serviços é o propósito do domínio
Entregar e Suportar (DS).
Planejar e Organizar (PO).
Monitorar e Avaliar (ME).
Adquirir e Implementar (AI).
Adquirir e Implementar (AI) e do domínio Entregar e Suportar (DS), respectivamente.
No modelo de maturidade genérico do COBIT 4.1, os procedimentos padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamento caracterizam processos que se encontram no nível de maturidade
1. Inicial/Ad hoc.
2. Repetível, porém, intutitivo.
3. Definido.
4. Gerenciado e mensurável.
5. Otimizado.
Avaliar todas as solicitações de modo estruturado com relação a impactos no sistema operacional e na respectiva funcionalidade, assegurando que sejam categorizadas, priorizadas e autorizadas. No domínio Adquirir e Implementar do COBIT se trata de um objetivo detalhado do processo
Instalar e homologar soluções e mudanças.
Identificar soluções automatizadas.
Adquirir e manter infraestrutura de tecnologia.
Adquirir recursos de TI.
Gerenciar mudanças.
Segundo o COBIT em relação ao domínio Adquirir e Implementar (AI), para concretizar a estratégia de TI, soluções de TI precisam ser identificadas, desenvolvidas ou adquiridas, bem como implementadas e integradas ao processo de negócio. Além disso, alterações e manutenção de sistemas existentes estão cobertas por este domínio para garantir que as soluções continuem a cumprir os objetivos de negócio. Este domínio tipicamente aborda questões como:
A qualidade dos sistemas de TI é adequada às necessidades do negócio?
Os novos projetos irão produzir soluções que atendam às necessidades de negócios?
Os riscos de TI estão entendidos e sendo gerenciados?
As estratégias de negócio e TI estão alinhadas?
Os serviços de TI estão sendo executados em alinhamento com as prioridades do negócio?
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}