Listagem de Questões sobre COBIT
Acerca de gerenciamento de serviços e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens seguintes.
A operação de serviços (service operation) no ITIL V3, agrega uma série de processos que apresentam elevada sobreposição de finalidades com as áreas de processo de entrega e suporte de serviços de TI presentes no COBIT 4.1, especialmente DS3 — gerência, desempenho e capacidade.
A Instrução Normativa no 04, de 12 de novembro de 2010, descreve que a Equipe de Planejamento da Contratação é composta por
gerente de projetos, desenvolvedor e gestor de contrato.
gestor de contrato, fiscal de contrato e fiscal administrativo.
integrante técnico, integrante administrativo e integrante requisitante.
gerente de TI, gerente de projetos e gestor de contrato.
fiscal de contrato, gerente de projetos e desenvolvedor.
O COBIT define atividades de TI em um modelo de processos genéricos dentro de quatro domínios, que são Planejamento e Organização; Aquisição e Implementação; Entrega e Suporte; e
Governança e Recursos.
Monitoração e Avaliação.
Auditoria e Processos.
Controle e Gerenciamento.
Governança e Gerenciamento.
O domínio Planejamento e Organização do Cobit
trata do monitoramento dos controles internos, conformidade regulatória e fornecimento de governança.
inclui alterações e manutenção de sistemas existentes e identificação das soluções de TI, dentre outros.
inclui a prestação de serviços, gestão de segurança e continuidade, suporte de serviço para os usuários, e gestão de dados e as facilidades operacionais.
cobre estratégia e tática, e diz respeito à identificação da forma como a TI pode melhor contribuir para a realização dos objetivos de negócio.
geralmente aborda questões sobre os projetos, como, por exemplo, se oferecerão soluções que atendam às necessidades de negócios e serem entregues a tempo e dentro do orçamento.
De acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005, convém que o processo de planejamento da continuidade de negócios considere uma série de itens, EXCETO:
Implementação dos procedimentos que permitam a recuperação e restauração das operações do negócio e da disponibilidade da informação nos prazos necessários.
Identificação da perda aceitável de informações e serviços.
Educação adequada de pessoas nos procedimentos e processos definidos, incluindo o gerenciamento de crise.
Documentação dos processos e procedimentos acordados.
Avaliação da gestão da continuidade de negócios, tendo como referência o grau da inserção da mesma na gestão corporativa.
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