Questões de Ciência da Computação do ano 2005

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Listagem de Questões de Ciência da Computação do ano 2005

O trecho de código acima apresenta parte de uma classe prototípica de nome "Mapa", que fornece uma implementação simplificada do processo de indicar se determinada ETE está localizada dentro de uma UF (estado), bem como preparar um relatório textual da localização (latitude e longitude) e vazão das ETEs localizadas no mapa. O modelo de mapa implementado nesse código assume que o formato de cada mapa de uma UF é o de um retângulo, delimitado pelos valores das latitudes e longitudes mínimas e máximas. A fim de simplificar o processo de demonstração do protótipo, implementou-se um método que cria um mapa utilizando valores aleatórios para latitudes e longitudes mínimas e máximas, por meio do uso da função .Essa função retorna um número pseudoaleatório de ponto flutuante com dupla precisão e com valor maior ou igual a 0 e menor que 1. Considerando essas informações, julgue os itens de 101 a 110, acerca das técnicas de codificação empregadas.

Os valores das variáveis "MAX_LAT" e "MAX_LONG" não podem ser alterados em runtime por nenhum código do programa Java, exceto pelo código contido na própria classe "Mapa".

As informações apresentadas acima foram obtidas como resultado direto da engenharia reversa aplicada sobre um código orientado a objetos escrito em linguagem Java e que implementa um protótipo de um sistema de monitoramento de ETEs de nome MONETEs descrito no texto I. Julgue os itens de 95 a 100, acerca dos elementos apresentados no diagrama e dos conceitos de programação orientada a objetos.

A classe "MONETEs" pode ser considerada fachada (façade) do sistema, pois agrega praticamente todas as funções para a qual o sistema foi concebido.

As informações apresentadas acima foram obtidas como resultado direto da engenharia reversa aplicada sobre um código orientado a objetos escrito em linguagem Java e que implementa um protótipo de um sistema de monitoramento de ETEs de nome MONETEs descrito no texto I. Julgue os itens de 95 a 100, acerca dos elementos apresentados no diagrama e dos conceitos de programação orientada a objetos.

A classe "Mapa", de acordo com o diagrama acima, apresenta 3 métodos construtores e 8 métodos de instância, todos públicos.

A figura acima apresenta um possível diagrama que descreve as relações entre as pessoas que participam do sistema de informações descrito no texto I. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, acerca de engenharia de software e de análise de sistemas orientados a objetos.

Os elementos indicados pelos nomes "administrador do sistema", "responsável pela ETE", "monitor de vazão" e "cidadão" são chamados atores.

 

Julgue os itens de 83 a 89, considerando os aspectos de software e hardware de um sistema com as características indicadas no texto I, e os princípios de engenharia de software, desenvolvimento baseado em métricas, análise e projeto orientados a objetos, modelagem de dados usando o modelo de entidade, sistemas operacionais e arquitetura de computadores.

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