Questões de Biologia da FJG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da FJG

A atividade fotossintética é um dos fenômenos biológicos que mantém a biodiversidade nos diferentes ecossistemas. Nesse processo, os seres clorofilados realizam:

Cientistas da Universidade do Texas (EUA) anunciaram, recentemente, que um vírus de resfriado, modificado geneticamente para invadir apenas células cancerosas, foi capaz de eliminar tumores cerebrais inoperáveis em camundongos. Para obter tais resultados, o vírus foi enfraquecido, de modo a tornar-se incapaz de infectar células saudáveis, e, então, recebeu uma "chave" genética para penetrar nas células do tumor. Quando testado em camundongos portadores de células tumorais no cérebro, o vírus aparentemente curou 60% deles.

A ação destrutiva específica desse parasita intracelular, voltada, exclusivamente, contra as células tumorais, pode ser explicada pela seguinte afirmativa:

Uma mulher com dois úteros deu à luz um casal de gêmeos, no dia 7 de maio último, no município de Cariacica, no Espírito Santo. Essa mulher, portadora de um tipo raro de anomalia, chamada útero didelfo, (dividido em dois por um septo ou parede), gestou um bebê em cada um de seus úteros. A análise do DNA do casal de gêmeos apresentaria, como resultado, o seguinte grau de homologia entre as seqüências de bases nitrogenadas:

As células-tronco embrionárias têm atraído a atenção dos médicos, em virtude de sua capacidade de originar vários tipos de células humanas.Uma vez que seja tecnicamente possível a sua diferenciação e reprodução em laboratório, seria viável a regeneração de lesões no útero, cérebro, ossos e pele, utilizando, respectivamente os seguintes tipos celulares:

Pesquisadores americanos confirmaram, através de um experimento com seres virtuais, criaturas feitas de bits, que nascem, se reproduzem e morrem dentro de um computador, um importante princípio em que se baseia a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo. O biólogo Richard Lenski, principal autor do estudo, trocou as bactérias de seu laboratório pelo Avida, um software que simula, por meio de instruções digitais, o desenvolvimento e a evolução da vida. Os avidianos, criaturas parecidas com bactérias eletrônicas, têm um "genoma", representado por um conjunto de regrinhas matemáticas; reproduzem-se assexuadamente, por bipartição (uma geração por segundo); estão sujeitos a erros (mutações) em cada cópia; e competem num ambiente por comida - no caso, quantidades mínimas de eletricidade conhecidas como SIPs. O experimento do grupo de Lenski partiu de uma linhagem ancestral de avidianos com um genoma simplório, de 50 instruções. Durante a competição por SIPs nas sucessivas gerações, essas criaturas acumulavam diversas mutações aleatórias. Algumas dessas mutações matavam-nas, mas outras tornavam-nas capazes de desempenhar um conjunto de instruções lógicas que lhes permitiam ganhar energia extra, dando a elas e a suas"filhas" vantagens sobre as concorrentes. (Folha de São Paulo Online, 10 de maio de 2003 - adaptação)

Reforçado pelos resultados do experimento com os seres virtuais (avidianos), um dos princípios em que se baseia a teoria neodarwinista está expresso na seguinte alternativa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis