Questões sobre Moléculas, células e tecidos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Moléculas, células e tecidos

“Desde a década de 50, é obrigatória a iodação de todo o sal destinado ao consumo humano. Nessa época, aproximadamente 20% da população apresentava Distúrbio por Deficiência de Iodo (DDI). Assim, com o propósito de diminuir essas altas prevalências, adotou-se a iodação universal do sal. Após cerca de seis décadas de intervenção, observa-se redução na prevalência de DDI no Brasil (20,7% em 1955; 14,1% em 1974; 1,3% em 1994; e 1,4% em 2000)” (Fonte: Secretaria de Ação Primária à Saúde. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/pcan/iodo). A adição de iodo ao sal de cozinha é uma medida adotada de forma legal no Brasil para prevenir o Distúrbio por Deficiência de Iodo (DDI). Em relação a isso, assinale a alternativa que apresenta a função do iodo no organismo humano.

“O vinagre é utilizado no mundo inteiro como condimento e conservante de alimentos. Além disso, é considerado um complemento indispensável à alimentação humana pela ação nutritiva e biorregulatória” (BORTOLINI et al., 2001). Sobre o processo de produção de vinagre, assinale o que for INCORRETO.

Com relação à expressão gênica na célula vegetal, analise as afirmativas abaixo:

I. O capeamento (adição de 7-metilguanilato) em RNAs mensageiros tem função de evitar degradação e auxiliar na tradução.
II. Os RNAs de interferência curtos (siRNA) são transcritos a partir de regiões de repetição na heterocromatina pela RNA polimerase IV.

III. A síntese proteica ocorre em complexas macromoléculas especializadas chamadas ribossomos, compostas de proteínas e RNA ribossômicos. Os ribossomos são compostos por duas subunidades, denominadas subunidade menor e subunidade maior.
IV. Os tipos de introns nuclear pre-mRNA, nuclear pre-tRNA, grupo I e grupo II ocorrem em plantas. 

Está CORRETO o que se afirma em: 

Sobre controle da expressão gênica em plantas, analise as afirmativas abaixo:

I. A atividade de um gene é regulada em nível de transcrição, pós-transcrição e pós-tradução. II. A transcrição de genes que codificam proteínas e microRNAs é feita pela RNA polimerase
II que se liga à região promotora, necessitando de fatores de transcrição gerais e outras proteínas regulatórias para iniciar a transcrição gênica.
III. A maioria dos genes que são ativamente transcritos em uma planta está localizada dentro das regiões heterocromáticas de um cromossomo, enquanto muitos genes localizados em regiões eucromáticas são inativados ou silenciados.
IV. A transcrição nos plastídios é regulada por diferentes RNA polimerases codificadas pelo núcleo e genoma plastidial.

Está CORRETO o que se afirma apenas em: 

A degradação proteica tem um papel essencial na regulação do desenvolvimento fotomorfogênico induzido pelos fitocromos. Com relação a esse mecanismo de regulação, analise as afirmativas abaixo:

I. Na luz, a ação do complexo COP1/SPA1 adiciona marcadores de ubiquitina a um subgrupo de proteínas nucleares, entre elas, os fatores de transcrição HFR1, HY5 e LAF1.
II. As proteínas ubiquitinadas são marcadas para degradação pelo proteassomo 26S.
III. No escuro, a COP1 é exportada para o citosol, mas, antes de deixar o núcleo, ela adiciona marcadores de ubiquitina à proteína PhyA.

Está CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis