Questões sobre Moléculas, células e tecidos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Moléculas, células e tecidos

Para a detecção de impressões digitais latentes podem ser utilizadas diversas técnicas, onde substâncias corantes interagem com componentes do suor deixado em um objeto ou superfície. Para o caso de superfícies porosas, como papel e paredes de alvenaria, costuma-se utilizar o método da ninidrina, substância que reage com certas moléculas orgânicas presentes no suor, resultando em um produto de coloração púrpura.
A ninidrina detecta um grupo funcional que contém nitrogênio, encontrado tipicamente em moléculas de

O ácido desoxirribonucleico (DNA) desempenha um papel vital na ciência forense, já que a análise do material genético presente em provas biológicas coletadas na cena de um crime pode servir para excluir indivíduos inocentes e condenar os culpados.
Sobre a natureza química e a constituição do material genético, analise os itens a seguir:

I. A molécula de DNA é um polímero de unidades menores chamada nucleotídeos. Cada nucleotídeo do DNA é formado por uma molécula de desoxirribose, uma molécula de fosfato e uma base nitrogenada.
II. Se uma molécula de DNA tem 34% de suas bases nitrogenadas correspondentes à guanina, então o percentual correspondente à citosina será, obrigatoriamente, 16%.
III. A duplicação de uma molécula de DNA é dita semiconservativa porque origina duas moléculas filhas idênticas: uma molécula é composta por dois filamentos recém-formados de polinucleotídeos e, a outra, conserva os dois filamentos de polinucleotídeos da molécula original.

Está correto o que se afirma em

O luminol é o mais eficiente detector de sangue oculto em cenas de crime. Esse composto reage quimicamente com o sangue, liberando energia (fótons) sob forma de uma luz azul, numa reação denominada quimiluminescência.
(Adaptado de: https://lasape.iq.ufrj.br/luminol.html)

O componente do sangue que reage com o luminol é o

Analise o excerto abaixo, relativo às estruturas teciduais humanas.
Em muitos epitélios várias junções estão presentes em uma sequência constante do ápice para a célula. Dentre essas, há junções especializadas em que proteínas transmembranas, as caderinas, se ligam a filamentos de actina existentes no citoesqueleto, atravessam o espaço intercelular, se fundem e auxiliam as células adjacentes a aderirem umas às outras.
O texto faz menção à um tipo específico de junção celular, denominado de: 

A vitamina B6 ajuda a manter o bom funcionamento do sistema nervoso, também atuando no fortalecimento do sistema imunológico, bem como na prevenção de doenças cardiovasculares. Sobre a temática, a vitamina B6 também é conhecida como: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis