Questões sobre Genética

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Genética

Na fase experimental de sua pesquisa, um cientista cruzou insetos dípteras selvagens de corpo cinza (P) e asas longas (V) com mutantes de corpo preto (p) e asas curtas (v), ditas vestigiais. Todos os descendentes de F1 apresentavam corpo cinza e asas longas, atestando que o gene que condiciona corpo cinza é dominante sobre o que determina corpo preto, assim como o gene para asas longas é dominante sobre o que condiciona surgimento de asas vestigiais. Ao fazer cruzamentos testes com os descendentes de F1, os resultados não foram os esperados de acordo com a segregação independente, a separação e a contagem dos descendentes de F2 revelou o seguinte resultado: 41% de insetos com o corpo cinza e asas longas; 41% de insetos com o corpo preto e asas vestigiais; 9% de insetos com o corpo preto e asas longas; 9% de insetos com o corpo cinza e asas vestigiais. De acordo com a análise do resultado, a hipótese explicativa adequada é que

Leia o caso abaixo:

 A CORRETA impressão diagnóstica deve conter que a paciente

O genoma humano é constituído por grande quantidade de DNA que contém na sua estrutura as informações necessárias para especificar as características essenciais que fazem dos seres humanos organismos funcionais. Sobre a organização do genoma humano analise qual(ais) afirmação(ões) a seguir está(ão) corretas:

I. Os genes são organizados em ordem linear no cromossoma, e cada um possui uma posição precisa denominada loci.

II. No conceito de autossomas estão incluídos os 23 pares de cromossomas, havendo diferença nos homens (XY) e nas mulheres (XX) em apenas um par.

III. Além do genoma nuclear, o genoma da mitocôndria integra o genoma humano. E cada célula pode conter centenas ou milhares de mitocôndrias.

IV. Considerando o número de indivíduos da espécie humana, se espera que ocorram diversas variações genômicas, por esse motivo no projeto genoma humano os genomas sequenciados são considerados como “referência” da espécie.

V. Dos bilhões de pares de base que compõem o DNA humano em cada genoma, apenas 1,5% ou menos codificam proteínas.

Assinale a alternativa que representa a sequência correta:

As reações de amplificação de DNA, como a reação em cadeia da polimerase (PCR) se tornaram muito úteis em laboratórios clínicos e forenses. Essas reações possibilitam a identificação ou quantificação (qPCR) do DNA presente em amostras clínicas para detectar, por exemplo, alterações genéticas, infecções por microrganismos ou presença de DNA humano diferente ao da vítima no esclarecimento de crimes ou de violações. Embora robusta, uma preocupação constante na realização das PCR é a possibilidade de ocorrerem resultados falso-negativos pela presença de inibidores da reação no DNA utilizado. Sobre inibidores em reações de amplificação da polimerase (PCR) identifique as alternativas corretas:

I. Inibidores comuns nas reações de PCR de interesse forense são hematina, melanina, colágeno, ácido tânico e ácido húmico.

II. Os inibidores podem se ligar diretamente ao DNA ou interferir na ação da DNA polimerase.

III. A presença de ureia, em amostras de urina, evita a ocorrência de inibição da PCR. Eventualmente, fazse adição de ureia às amostras clínicas para melhorar o desempenho da reação.

IV. Entre os medicamentos imunossupressores somente o aciclovir não causa inibição na PCR.

V. Reagentes comuns utilizados na extração do DNA ou na PCR podem se comportar como inibidores, entre eles se destacam SDS, fenol, álcool etílico e isopropílico e excesso de KCl.

Assinale a alternativa que representa a sequência correta:

O esclarecimento de situações cotidianas da vida ou cenas de crimes pode ser feito em base ao polimorfismo gênico e às diferenças nos mecanismos de herança. Analise as afirmações a seguir, selecionando as:

I. Para rastrear relações de parentesco com pessoas falecidas, marcadores de DNA mitocondrial, avaliados por SNPs, podem ser especialmente uteis porque o indivíduo estudado herda o genótipo completo do pai.

II. Marcadores de cromossomo Y e DNA mitocondrial podem ser utilizados em investigações criminais, particularmente quando o criminoso pode ser um parente de alguém cujo perfil pode ser facilmente acessado pela perícia.

III. Uma das aplicações mais poderosas do perfil de DNA é aquela de provar que o suspeito não é o criminoso.

Assinale a alternativa que representa a sequência correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis