Questões de Biologia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2023

“As mudanças climáticas têm sido alvo de discussões no mundo todo, motivando a adoção de políticas públicas que gerem possibilidades de uso de energias renováveis e diminuam a emissão de gases de efeito estufa. [...] Mais recentemente, percebeu-se o início da popularização das lâmpadas LED (Light Emitting Diodes)” (INMETRO). Considerando os dois modelos de lâmpadas, fluorescente e LED, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Fluorescente.
2. LED.
Coluna 2
( ) É o modelo mais econômico, porque consome menos energia para gerar a mesma iluminação.
( ) Composta de um tubo de vidro preenchido com gás inerte e vapor de mercúrio, com eletrodos localizados nas duas extremidades.
( ) Gera menos riscos à saúde humana e ao meio ambiente, pois não há mercúrio em sua composição.
( ) A tonalidade da luz pode variar usando-se combinações de materiais fosforosos diferentes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

“A geração de energia tem sido um assunto de alta relevância atualmente. O investimento em estudo de desenvolvimento de novas tecnologias que proporcionem o aumento da eficiência energética de processos proporciona retorno financeiro e contribui para o meio ambiente. O setor de polpa e papel é um dos setores que mais cresce mundialmente. O Brasil é o maior produtor de celulose de fibra curta, o 4º maior de celulose e o 9º maior de papel. O crescimento médio anual da produção de celulose no Brasil está em torno de 7,1% e de papel 5,4%. Este setor gera a maior parte da energia consumida em seus processos pela queima de dois combustíveis: biomassa e licor negro. Cerca de 67% da matriz energética da indústria de celulose e papel provém do licor negro”. (BRANDÃO, 2015). O licor negro é composto por:

Considere o ciclo de eventos que ocorre na geração do potencial de ação de um neurônio representado no gráfico abaixo:


Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Aplicações da eletromiografia de superfície em Fisiologia do Exercício (BERNARDO ET AL., 2013).

No número 6, ocorre a saída de íons K+, caracterizando a fase de:

O gráfico abaixo representa a porcentagem cumulativa de perda de espécies por ano para cada um dos grupos de vertebrados:

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: IPBES. El País.

A elevada porcentagem de perda de espécies de anfíbios é uma questão preocupante a nível global, sendo resultado de diversos fatores. As principais causas potenciais do declínio global de anfíbios são, EXCETO: 

#Questão 905069 - Biologia, Hereditariedade e diversidade da vida, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de Casca - RS, Professor de Ensino Fundamental Anos Finais - Ciências

Em genética, o cruzamento teste consiste em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis