Questões de Biologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2022

#Questão 974220 - Biologia, Ecologia e ciências ambientais, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Biologia

Uma professora de Biologia trouxe para seus alunos um texto sobre uma árvore frequente no local onde eles vivem. Uma passagem do texto diz que “Por ser árvore emergente, ou seja, que cresce acima da floresta, é uma espécie-chave, contribuindo altamente para a biomassa. Cresce rapidamente, principalmente em clareiras”.

(https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/408633/1/Angelim-vermelho-Dinizia.pdf) 


Os alunos pesquisaram e descobriram o que é biomassa e o que ocorre com ela em uma sucessão ecológica. Acertadamente, eles afirmaram que, ao longo da sucessão,

#Questão 974221 - Biologia, Identidade dos seres vivos, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Biologia

“O Amapá está entre os estados com maior riqueza em biodiversidade do Brasil. Dados coletados por pesquisadores em expedições que acontecem desde 2019, mostram que o Parque do Tumucumaque, considerado o maior parque de floresta tropical do mundo, abriga as árvores mais altas do Brasil, todas da espécie de angiosperma angelim vermelho, nativa da região”.

(adaptado de G1 – O Globo, 30/06/2022)


O angelim vermelho, Dinizia excelsa, é uma árvore da mata de terra firme da Amazônia e chega a mais de 60m de altura e 2m de diâmetro. No angelim vermelho, como nas demais angiospermas, a planta propriamente dita, com seus mais de 60m de altura é o 

#Questão 974222 - Biologia, Qualidade de vida das populações humanas, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Biologia

Em abril de 1909, o sanitarista Oswaldo Cruz anunciou à Associação Nacional de Medicina o resultado das pesquisas realizadas pelo médico Carlos Chagas. O trabalho do médico é considerado único na história da medicina, por incluir todo o ciclo da doença – ele identificou o agente etiológico e seu ciclo evolutivo; o inseto vetor e seus hábitos de vida; os reservatórios domésticos e a patologia da doença de Chagas.

Com relação à referida doença, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O agente etiológico é o protozoário flagelado Leishmania chagasi. São reservatórios do parasita, os mamíferos como gambás e tatus (no ciclo silvestre) e cães e gatos (no ciclo doméstico).

( ) A principal forma de transmissão da doença ocorre através da picada do percevejo da espécie Triatoma infestans. Outras formas possíveis são a transfusão de sangue contaminado com o parasita, a forma congênita e a ingestão de alimentos contaminados pelo parasita.

( ) A doença de Chagas causa hipertrofia de órgãos afetados pelo parasita, principalmente o coração, levando à insuficiência cardíaca crônica.


As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 974223 - Biologia, Identidade dos seres vivos, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Biologia

Segundo o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), o estado possui quase 50% da herpetofauna da região amazônica. O Amapá é o quarto estado da região com maior diversidade de anfíbios e o terceiro em répteis.


Anfíbios e répteis apresentam em comum

#Questão 974224 - Biologia, Identidade dos seres vivos, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Biologia

A detecção de bactérias resistentes a antibióticos triplicou durante a pandemia. Segundo o Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), ao longo da emergência sanitária causada pelo SARS-Cov-2, foi observado um aumento na disseminação das chamadas ‘superbactérias’, devido ao aumento do uso de antibióticos nos hospitais.


Esse aumento no número de bactérias resistentes pode ser explicado porque

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis