Questões de Biologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2022

Apesar de não ser determinante para a conclusão final de uma investigação criminal, a tipagem sanguínea pode ser de grande auxílio para eliminar suspeitos com tipo sanguíneo diferente daquele encontrado na cena do crime.
O exame deve ser feito por meio de prova direta, onde o sangue do suspeito será testado com o uso de soro anti-A, anti-B, anti-A,B e anti-D e, em seguida, confirmada através de prova indireta (em que o sangue será testado com o uso de hemácias tipadas A e B).
A figura a seguir mostra o resultado do exame de um suspeito de um crime.
Imagem associada para resolução da questão


Com relação à técnica de tipagem sanguínea e ao resultado apresentado, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A prova direta pesquisa aglutininas no soro do suspeito, enquanto a prova indireta pesquisa aglutinogênios em suas hemácias.
( ) Para a classificação rotineira do RhD não há prova reversa, pois os indivíduos não apresentam naturalmente anticorpos séricos contra o antígeno RhD.
( ) O resultado acima mostra que o suspeito apresenta sangue do tipo O +, que é considerado receptor universal.

As afirmativas são, respectivamente,

Para a detecção de impressões digitais latentes podem ser utilizadas diversas técnicas, onde substâncias corantes interagem com componentes do suor deixado em um objeto ou superfície. Para o caso de superfícies porosas, como papel e paredes de alvenaria, costuma-se utilizar o método da ninidrina, substância que reage com certas moléculas orgânicas presentes no suor, resultando em um produto de coloração púrpura.
A ninidrina detecta um grupo funcional que contém nitrogênio, encontrado tipicamente em moléculas de

#Questão 973959 - Biologia, Identidade dos seres vivos, FGV, 2022, SEAD-AP, Papiloscopista - Edital nº 1

O exame de DNA para definição de paternidade pode ser feito ainda durante a gestação. Para isso, o tecido fetal pode ser obtido da coleta de vilo corial ou do líquido amniótico, ambas estruturas que fazem parte das membranas fetais. Tais membranas, juntamente com a placenta, serão responsáveis pela nutrição e excreção do embrião e do feto durante a vida intrauterina.
Com relação às membranas fetais e à placenta, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As membranas fetais humanas são em número de quatro: âmnio, vesícula vitelínica, alantoide e cório.
( ) A vesícula vitelínica (ou saco vitelínico) é uma membrana fina, impermeável que envolve todo o embrião. Essa vesícula contém um fluido que evita que o embrião sofra dessecamento e traumas mecânicos.

( ) A placenta é um órgão formado por um componente fetal (vilosidades coriônicas) e um componente materno (endométrio). Assim, a placenta é composta de células provenientes de dois indivíduos geneticamente distintos.

As afirmativas são, respectivamente,

O ácido desoxirribonucleico (DNA) desempenha um papel vital na ciência forense, já que a análise do material genético presente em provas biológicas coletadas na cena de um crime pode servir para excluir indivíduos inocentes e condenar os culpados.
Sobre a natureza química e a constituição do material genético, analise os itens a seguir:

I. A molécula de DNA é um polímero de unidades menores chamada nucleotídeos. Cada nucleotídeo do DNA é formado por uma molécula de desoxirribose, uma molécula de fosfato e uma base nitrogenada.
II. Se uma molécula de DNA tem 34% de suas bases nitrogenadas correspondentes à guanina, então o percentual correspondente à citosina será, obrigatoriamente, 16%.
III. A duplicação de uma molécula de DNA é dita semiconservativa porque origina duas moléculas filhas idênticas: uma molécula é composta por dois filamentos recém-formados de polinucleotídeos e, a outra, conserva os dois filamentos de polinucleotídeos da molécula original.

Está correto o que se afirma em

Um estudo internacional permitiu identificar, em um esqueleto de cerca de mil anos encontrado em Portugal, a existência de uma síndrome provocada por uma alteração cromossômica numérica. A análise do DNA do esqueleto utilizou diferentes metodologias e revelou a presença de cromossomos X e Y, na proporção de 2:1.
A descoberta tornou-se o registro mais antigo da síndrome de 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis