Questões de Biologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2022

Um dos principais poluentes presentes no ar atmosférico do município de Esteio (dados obtidos em https://weather.com/) é considerado um poluente secundário, uma vez que sua formação ocorre pela reação entre compostos orgânicos voláteis e poluentes primários na presença de luz solar. Esse poluente é o:

Considere a Figura 1 e a Tabela 1 abaixo:

A Bacia Hidrográfica do Sinos possui uma cobertura florestal de 1.672,25 km², o que representa 0,592% da cobertura do Estado, sendo 1.652,74 km² (0,585%) de florestas nativas em seus estágios iniciais (EI), médios (M) e avançados (A) de sucessão e 19,51 km² (0,007%) de reflorestamentos. 

Imagem associada para resolução da questão


Figura 1 – Mapa das principais formações naturais na Bacia do rio dos Sinos. Fonte: Adaptado de Atlas do Projeto VerdeSinos (2016).

Tabela 1 – Dados de presença e ausência de espécies arbóreas em diferentes estágios de sucessão nas principais formações naturais da Bacia do rio dos Sinos. EI – Inicial; M – Médio; A – Avançado. FOD – Floresta Ombrófila Densa; FOM – Floresta Ombrófila Mista; FO – Floresta Ombrófila; FES – Floresta Estacional Semidecidual; E – Estepe.

Imagem associada para resolução da questão


Com base no mapa e na tabela acima, assinale a alternativa que apresenta a espécie menos propícia para se desenvolver no tipo de formação que abrange a área do município de Esteio.

Considere as espécies representantes do filo Arthropoda e os respectivos caracteres morfológicos, apresentados na tabela a seguir: 

Imagem associada para resolução da questão


A alternativa que contém as espécies corretamente associadas aos respectivos caracteres morfológicos é: 

São espécies de morcegos hematófagos com ocorrência no Rio Grande do Sul:

Ao longo da área de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, são encontradas diferentes formações florestais. Estudos florísticos na área resultaram em 359 espécies arbóreas pertencentes a 70 famílias, sendo as mais representativas as Mirtáceas, Fabáceas, Lauráceas e Solanáceas (ANSCHAU, 2016). Relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Myrtaceae. 2. Fabaceae. 3. Lauraceae. 4. Solanaceae.
Coluna 2
( ) Ervas anuais, bianuais ou perenes, variando de arbustos a árvores de pequeno porte; folhas com margens inteiras e ausência de espículas.
( ) Árvores ou arbustos (raras exceções), geralmente aromáticas; folhas alternas, raramente opostas a subopostas; tronco liso e presença de lenticelas.
( ) Árvores ou arbustos; folhas simples e opostas, com glândulas taníferas, geralmente visíveis à contraluz.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis