Questões de Biologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2022

Ao longo da história, as contribuições científicas das mulheres foram manifestadas nas mais diversas áreas do conhecimento. São vários os nomes importantes na astrologia, genética, química, fisiologia, farmacologia e tecnologia, por exemplo. No entanto, os dados do The Nobel Prize (O Prêmio Nobel), disponibilizados no site oficial, apontam que entre os anos de 1901 e 2021, de 224 láureas em Fisiologia ou Medicina, apenas 5% foram recebidas por mulheres. A distribuição dessas premiações, ao longo dos 120 anos, é mostrada no gráfico. Embora a literatura reporte diversos casos de mulheres como sujeitos ativos na pesquisa científica, o gráfico evidencia a ausência de equidade de gênero como fator dominante em determinado período; observe. Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/lists/all-nobellaureates-in-physiology-or-medicine/. Acesso em: 15/06/2022. Adaptado.) 

Sobre as mulheres marcadas na ciência, assinale a afirmativa correta. 

Sobre as principais teorias que tratam da origem da vida, analise a imagem e assinale a afirmativa correta.
Imagem associada para resolução da questão

O quadro mostra algumas propriedades importantes da resposta imunológica adquirida e como cada uma delas contribui para a defesa do hospedeiro contra os micro-organismos; observe.
Imagem associada para resolução da questão


A característica que corresponde a cada significância funcional é:

Jean-Baptiste Lamarck foi um naturalista francês autor do livro Philosophie Zoologique, publicado em 1809. Em seu trabalho, Lamarck argumentou que as espécies mudam ao longo do tempo e se transformam em outras espécies. O modo pelo qual ele imaginava as espécies diferia fundamentalmente das ideias de Darwin e do conceito moderno. Sobre as premissas de Lamarck, analise as afirmativas a seguir.
I. Lamarck supunha que as linhagens de espécies persistiam indefinidamente, mudando de uma forma para outra; no seu sistema, as linhagens não se ramificavam nem se extinguiam. II. Para Lamarck existia uma “força interna” – algum tipo de mecanismo desconhecido no interior do organismo que o levava a produzir uma prole levemente diferente de si próprio. O acúmulo de mudanças ao longo de gerações levaria a uma linhagem visivelmente transformada originando, talvez, uma nova espécie. III. À medida que um organismo se desenvolve, ele adquire muitos caracteres individuais devido à sua história particular. Lamarck sugeriu que uma espécie poderia ser transformada se essas modificações adquiridas individualmente fossem herdadas pela progênie do indivíduo.
Está correto o que se afirma em

Sobre as evidências que apoiam a origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos plastídeos, analise as afirmativas a seguir.
I. Embora as mitocôndrias e os plastídeos se repliquem por um processo de divisão semelhante ao de certos procariotos, as membranas internas das duas organelas não contêm enzimas e sistemas de transportes homólogos àqueles encontrados na membrana plasmática de procariotos atuais. II. As mitocôndrias e os plastídeos possuem uma molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA) circular que, a exemplo dos cromossomos de bactéria, está fortemente associada a histonas ou grandes quantidades de outras proteínas. III. Como esperado em organelas descendentes de organismos de vida livre, as mitocôndrias e os plastídeos não apresentam uma maquinaria celular (incluindo ribossomos) necessária para transcrever e traduzir suas proteínas em DNA.
Está INCORRETO o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis