Questões de Biologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2022

Um estudo sobre as interações de espécies de abelhas durante visitas às flores de Schefflera, com ênfase na coleta de recursos, mostrou que

• em presença da espécie exótica Apis melífera, a espécie nativa Scaptotrigona depilis realizou em média 31 visitas às flores, com um tempo de 3 min de duração da visita por flor, sendo o pólen o principal recurso coletado.
• em ausência de A. mellifera, o número de flores visitadas por S. depilis caiu para 10 e o período de duração da visita por flor aumentou 14 min (em média), sendo o néctar o recurso preferencialmente coletado.

Considerando exclusivamente os dados descritos acima, infere-se que, nessa situação, a competição

As espécies do gênero Neisseria que são encontradas em humanos, com poucas exceções, não são patogênicas e fazem parte da microbiota do corpo humano.
Neisseria é um gênero de bactérias

Embora pareça uma doença do passado, a sífilis está mais presente do que nunca. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sífilis atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Ainda que tenha tratamento e cura, a doença pode levar o paciente a graves complicações, inclusive ao óbito.
(http://aps.saude.gov.br/noticia/14217)

Com relação à sífilis, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A sífilis primária é caracterizada pelo surgimento de uma úlcera , o “cancro duro”, que ocorre no local de entrada do treponema. Esse estágio pode durar entre duas e seis semanas e desaparece espontaneamente, independentemente de tratamento. ( ) O período latente ocorre entre a sífilis primária e a secundária. Nesse estágio não se observam sintomas clínicos na pessoa infectada e a única forma de transmissão possível é a vertical. ( ) A infectividade da doença por transmissão sexual aumenta com o passar do tempo, sendo maior na sífilis terciária. Essa maior transmissibilidade explica-se pela intensa multiplicação do patógeno na corrente sanguínea e linfática.

As afirmativas são, respectivamente,

A imagem mostra o ventrículo esquerdo relaxado e enchendo-se de sangue.


Imagem associada para resolução da questão


Os números 1 e 2 correspondem, respectivamente, a

Evidências científicas mostram que a suplementação com vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade levam à uma redução do risco global de morte em 24% e de mortalidade por diarreia em 28%. No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) tem como objetivo reduzir e controlar a hipovitaminose A.

A deficiência de vitamina A pode ocasionar, entre outros sintomas,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis