Questões de Biologia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2017

Notícias nos meios de comunicação comentam que “[...] a prescrição descontrolada de analgésicos opiácios comercializados legalmente em farmácia tem “viciado” milhões de pessoas no mundo”. Em relação as afirmações abaixo, assinale a única sequência correta.

( ) Os principais medicamentos utilizados no controle da dor são opioides, analgésicos anti-inflamatórios não esteroide, anestésicos locais e anestésicos gerais.

( ) Os opioides são drogas com efeitos semelhantes aos do ópio. O principal composto extraído do ópio é a morfina, sendo por isso um opiácio. Diversos compostos com propriedades farmacológicas semelhantes aos do ópio foram obtidos a partir dos opiácios diferenciando entre si em especial pela potência e duração do efeito.

( ) Além de analgésicos, os opioides inibem a mobilidade intestinal, possuem ação antitussígena, induzem o sono, náusea e vômitos, depressão respiratória, prurido, retenção urinária e causam diversos efeitos psicológicos, principalmente euforia e dependência.

( ) Algumas substancia são classificadas como psicotrópicas mas não tem qualquer uso clínico. Entre elas estão o etanol, a cocaína, os narcóticos (heroína), os alucinógenos (LSD, mescalina) e os solventes orgânicos.

Um jovem de 23 anos, acompanhado pela namorada, chega à emergência do Hospital, por volta das 22h com um quadro de hipertensão, taquicardia, palidez, midríase e paranoia, compatível com a síndrome adrenérgica. Relata ter usado Cocaína, era usuário, nunca teve problema, mas destacou neste dia ter usado a cocaína de um lote novo. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica chamado informou logo a contra indicação da Classe X de medicamento no tratamento pois, os mesmos, poderiam levar a uma hiper estimulação alfa adrenérgica, ocasionar vasoconstricção e isquemia coronariana. Uma circunstância frequente nos óbitos por cocaína. Assinale qual dos fármacos abaixo pertence a classe de medicamentos que deveria ser evitado no tratamento.

A maioria dos psicofármacos exercem seus efeitos por atuar na transmissão sináptica. O impulso nervoso ao atingir os terminais sinápticos, provoca liberação de neurotransmissores que interagem com receptores localizados nas membranas pré e pós-sinápticas. Também é preciso considerar que diversas drogas inclusive alguns psicofármacos podem atuar por mecanismos que não envolvam interação direta com receptores. Analisando as afirmações abaixo, assinale a única alternativa correta.

( ) Antipisicóticos típicos ou neurolépticos (clorpromazina, haloperidol) empregados no tratamento das psicoses bloqueiam receptores da dopamina, principalmente D2.

( ) A discinesia tardia caracterizada por movimentos involuntários não estão associados ao uso prolongado de antipisicóticos.

( ) O psicoestimulante suave como a cafeína, presente em medicamentos e numerosas bebidas de uso popular, atuam bloqueando receptores do neurotransmissor adenosina.

( ) Antidepressivos tricíclicos atuam inibindo a recaptação neuronal de serotonina e noradrenalina. Possuem, no entanto, afinidade por diversos receptores (muscarínicos, alfa-adrenégico, e hoistaminérgicos) bloqueando-os, o que leva o aparecimento de vários efeitos colaterais.

( ) Os benzodiazepínicos são ansiolíticos típicos indicados no transtorno de ansiedade generalizada porém, por tempo limitado pois induzem dependência farmacológica. Atuam facilitando a neurotransmissão mediada pelo GABA.

As substâncias psicoativas, cujo efeito principal é alterar a funções psicológicas, fazem parte de nosso cotidiano. Quando tomamos um copo de cerveja, vinho ou aguardente, estamos ingerindo uma droga ansiolítica – álcool etílico ou etanol. Bebidas de uso popular, como café, chá, refrigerantes do tipo cola e guaraná, contêm cafeína, um psicoestimulante. A nicotina, outro psicoestimulante, é absorvida quando a pessoa fuma. Esses costumes vêm de tempos longínquos e aspectos sociais, legais, políticos e econômicos influenciam no seu consumo. Dado que as substâncias psicoativas interferem em mecanismos neurobiológicos fundamentais, porque então, não são todos os usuários que se tornam dependentes delas. Assim como vários aspectos influenciam o consumo, a dependência de drogas é uma condição multifatorial. Analise as afirmações abaixo e assinale a única opção com a sequência correta.

( ) A dependência às substâncias é conceituada como uma síndrome comportamental na qual o uso da substância adquiriu prioridade na vida do indivíduo. De acordo com este conceito, a dependência é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas indicativos de que o indivíduo perdeu o controle do uso da substância. Na sua forma extrema, a dependência caracteriza-se pelo uso compulsivo da substancia e inclui ainda o surgimento de estados emocionais negativos (como irritabilidade, ansiedade) quando o acesso a substância é limitado.

( ) A tolerância a uma substância caracteriza-se pela diminuição dos efeitos de uma dose fixa no decorrer de uma administração prolongada, ou, ainda, pela necessidade de aumentar a dose para obter os efeitos iniciais.

( ) As substâncias que causam dependência têm mecanismos de ação e efeitos bastantes distintos. Contudo, todas têm em comum a propriedade de aumentar a liberação de Acetilcolinesterase.

( ) A dependência de substâncias psicoativas é um fenômeno complexo com causas e consequências relacionadas a vários fatores, que incluem desde mecanismos moleculares até aspectos sociais. Muitas variáveis interagem para influenciar a probabilidade de que uma pessoa inicie o uso abusivo de drogas ou se torne dependente. Genericamente, estas variáveis podem ser agrupadas em três categorias: substância, indivíduo e ambiente.

( ) As regiões do Sistema Nervoso Central relacionadas às emoções, à aprendizagem e à memória, pertencem ao sistema límbico e são cruciais para a dependência de drogas. Não há um único fármaco para o tratamento da dependência, e as terapias farmacológica e psicossocial têm efeitos aditivos ou sinérgicos em indivíduos dependentes.

Uma Garota de 14 anos é levada para emergência do hospital por uma amiga aproximadamente as 7h00m com queixa de vômitos, dor de cabeça, fraqueza, confusão mental, sonolenta. A amiga relatou que estavam em uma festa durante a noite, durante a festa não ficou o tempo todo junto, mas pode perceber que ela estava muito alegre. Foi questionada sobre o uso de drogas negou, afirmou que não são usuárias de nem um tipo de droga e que na festa só beberam água, e que a amiga até comentou em um determinado momento que bebeu muitas garrafinhas de água e continuava com sede, e continuou bebendo água em casa. O médico deixou a garota em observação, solicitou alguns exames (dosagem de eletrólitos, glicemia e triagem para drogas de abuso). Resultados: glicose normal, eletrólitos indicava um quadro de hiponatremia, triagem de drogas positivo para uma determinada substância. Os usuários desta droga podem evoluir com hiponatremia, devido a ingestão excessiva de água aliada a secreção excessiva do hormônio anti-diurético. Alguns cuidados quanto ao tratamento frente este quadro, devem ser observados pelo risco da síndrome da desmielinização osmótica. Assinale a alternativa que indica a droga encontrada na urina, no exame de triage:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis