Questões de Biologia do ano 2013

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Listagem de Questões de Biologia do ano 2013

#Questão 88835 - Biologia, Genética, CESPE / CEBRASPE, 2013, DPF, Perito Criminal Federal (Área 8)

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2. Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Em se tratando de genética de populações, um marcador genético polimórfico é aquele que apresenta mais de dois alelos.

#Questão 88836 - Biologia, Genética, CESPE / CEBRASPE, 2013, DPF, Perito Criminal Federal (Área 8)

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2. Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Se, nessa população, for realizada uma nova amostragem após uma geração de casamentos ao acaso, a probabilidade de encontrar-se um indivíduo heterozigoto será de 20%.

#Questão 88837 - Biologia, Genética, CESPE / CEBRASPE, 2013, DPF, Perito Criminal Federal (Área 8)

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2. Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Em relação a esse marcador genético, a referida população encontra-se em equilíbrio de Hardy-Weinberg, pois o valor de χ-quadrado calculado a partir dos dados é igual a 5,4.

#Questão 88838 - Biologia, Genética, CESPE / CEBRASPE, 2013, SEDUC/CE, Professor de Classe Pleno I

Texto para as questões 34 e 35

O conhecimento sobre o processo de divisão celular, em especial sobre os comportamentos do cromossomo e da molécula de DNA ao longo desse processo, forma a base de entendimento dos mecanismos relacionados à hereditariedade, à manutenção da vida e ao crescimento dos indivíduos, sendo, portanto, um conteúdo central no ensino de ciências e de biologia. Nesse sentido, uma dificuldade no ensino desses processos é a desvinculação desse conteúdo de outros assuntos, como a genética e a biologia molecular.

Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que, para um ensino adequado do assunto supracitado, o professor deve evidenciar a conexão entre o comportamento dos cromossomos ao final da meiose I e

#Questão 88839 - Biologia, Genética, CESPE / CEBRASPE, 2013, SEDUC/CE, Professor de Classe Pleno I

Texto para as questões 34 e 35

O conhecimento sobre o processo de divisão celular, em especial sobre os comportamentos do cromossomo e da molécula de DNA ao longo desse processo, forma a base de entendimento dos mecanismos relacionados à hereditariedade, à manutenção da vida e ao crescimento dos indivíduos, sendo, portanto, um conteúdo central no ensino de ciências e de biologia. Nesse sentido, uma dificuldade no ensino desses processos é a desvinculação desse conteúdo de outros assuntos, como a genética e a biologia molecular.

Os cromossomos humanos, assim como de vários outros organismos, são facilmente observáveis em microscopia óptica. A fase adequada para visualizar os cromossomos é a metáfase mitótica, pois

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