Questões de Biologia do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2011

A evolução da reprodução das plantas nos ambientes terrestres ocorreu na direção de diminuir a dependência de água. As briófitas são características de locais úmidos, sendo sempre dependentes da água, ao menos para o deslocamento do anterozoide flagelado até a oosfera. As briófitas são plantas

#Questão 86722 - Biologia, Botânica, FCC, 2011, INFRAERO, Analista Superior I

Com relação às diferentes formações vegetais, define-se:

I. Floresta: apresenta dominância de indivíduos lenhosos, com pelo menos três estratos arbóreos, e indivíduos emergentes.

II. Savana: possui estrato herbáceo contínuo, geralmente graminoso, com elementos lenhosos esparsos em maior ou menor grau.

III. Floresta: apresenta dominância de indivíduos arbóreos obrigatoriamente formando um dossel contínuo.

IV. Campo rupestre: possui dominância de indivíduos herbáceos, cobertura incompleta do substrato e eventuais arbustos.

V. Manguezal: possui dominância de elementos arbóreos, cujas espécies apresentam riqueza muito alta.

Está correto o que consta APENAS em

#Questão 86723 - Biologia, Botânica, FCC, 2011, INFRAERO, Analista Superior I

As três florestas caracterizadas a seguir são encontradas no complexo vegetacional da Floresta Atlântica:

 − floresta 1: reveste as serras e morros, em altitudes de 800 a 1.500 m, sobre solos formados pela decomposição de rochas cristalinas, com dossel de 20-30 m e árvores emergentes de até 40 m;

− floresta 2: sobre solos hidromórficos permanentemente inundados e ácidos, é uma floresta relativamente aberta, com baixa diversidade de espécies arbóreas, cuja altura máxima está entre 8 e 10 m;

− floresta 3: ocupa as planícies costeiras, sobre terraços quaternários e pouco acima do nível do mar, tendo o dossel cerca de 12-18 m de altura.

Essas caracterizações melhor identificam, respectivamente, as florestas:

#Questão 86724 - Biologia, Botânica, COVEST/UNEMAT, 2011, APAC/PE, Analista de Meio Ambiente

Quando, no plantio de mudas de espécies nativas, realizado para acelerar o processo de restauração florestal de uma área, consideram-se os grupos funcionais das espécies para definir a composição e distribuição das mudas no terreno, diz-se que se está adotando um modelo de restauração (ou de revegetação) do tipo:

#Questão 86725 - Biologia, Botânica, CESPE / CEBRASPE, 2011, SEGER/ES, Especialista em Desenvolvimento Humano

Os que se iniciam no conhecimento das ciências da natureza atingem a ideia de que a paisagem é sempre uma herança, de processos fisiográficos e biológicos, e patrimônio coletivo dos povos que historicamente as herdaram como território de atuação de suas comunidades e os transformam cotidianamente. Com referência a esse assunto e a aspectos fitogeográficos, julgue os itens de 81 a 86.

Na vegetação do cerrado brasileiro, de aparência xeromórfica, os ciclos biogeoquímicos — gasosos e sedimentares, espaço envolvendo, entre outros elementos, carbono, nitrogênio e oxigênio — ajustam-se de forma lenta ao período seco — entre março e agosto —, quando a flora dos campos está exposta ao máximo de iluminação pelo clima.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis