Questões de Biologia do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2010

Com relação ao tema da diversidade biológica, e sua conservação, julgue os itens que se seguem.

O Brasil, entre os países considerados megadiversos, é o que apresenta a menor biodiversidade de primatas.

#Questão 85062 - Biologia, Biofísica, FUNIVERSA, 2010, SEPLAG / SEE/DF, Professor de Educação Básica

As células vivem e crescem pela troca de moléculas com o meio ambiente, de forma que moléculas devem ser capazes de cruzar a membrana plasmática, assim como substâncias devem ser expelidas. Alguns poucos solutos podem simplesmente difundir-se pela bicamada lipídica, mas a grande maioria não pode fazê-lo. O transporte passivo de glicose, intermediado por um carreador de glicose encontrado na membrana plasmática de mamíferos, é um exemplo de como substâncias cruzam a membrana.

Idem, ibidem.

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de molécula encontrada na membrana que realiza o transporte de substâncias para o interior da célula.

A biologia celular estuda a estrutura, as funções e o funcionamento das células nos seres vivos. Com o avanço da tecnologia microscópica e o auxílio das técnicas de citoquímica, a biologia celular tornou-se mais específica e as estruturas celulares, mais estudadas. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes.

A fluidez da bicamada lipídica da membrana celular é essencial na transdução de sinal para uma grande variedade de moléculas biologicamente ativas, as quais ativam funções celulares como a diferenciação e a proliferação celular. As células tumorais têm caracteristicamente um aumento da fluidez e uma diminuição da estabilidade da membrana citoplasmática.

Julgue os itens a seguir com relação às colorações histológicas.

O PAS é um método de escolha para analisar a membrana basal.

#Questão 85186 - Biologia, Taxonomia, FUNIVERSA, 2010, SEPLAG / SEE/DF, Professor de Educação Básica

Em uma visita ao zoológico, um professor solicitou que seus alunos anotassem o nome científico de um mamífero e de uma ave, de acordo com as placas encontradas nos recintos dos animais, conforme a seguir.

Com base nessas informações, o professor solicitou aos alunos que descrevessem, por escrito, as regras de classificação. Foram obtidas cinco descrições, cada uma apresentada em uma das alternativas a seguir. Assinale a alternativa que apresenta uma descrição correta dessas regras.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis