Questões de Biologia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2006

Em relação à estrutura e à composição dos componentes citoplasmáticos, julgue os itens a seguir.

O retículo endoplasmático rugoso, que desempenha função de desintoxicação, caracteriza-se por apresentar ribossomos associados ao seu sistema de túbulos e por ser abundantemente encontrado nos hepatócitos.

 

Como a codificação do DNA é usada como base para a codificação do RNA, e este, como base para a codificação de uma proteína, como ilustrado na figura acima, é possível estabelecer algumas analogias com os conceitos de linguagem de programação, código fonte e código executável e execução de programas. Considerando essas possibilidades de analogia, julgue os itens subseqüentes.

Em uma célula, um ribossomo desempenha função análoga mais próxima à de um carregador de programas do sistema operacional do que à desempenhada pelo escalonador de processos.

 

Como a codificação do DNA é usada como base para a codificação do RNA, e este, como base para a codificação de uma proteína, como ilustrado na figura acima, é possível estabelecer algumas analogias com os conceitos de linguagem de programação, código fonte e código executável e execução de programas. Considerando essas possibilidades de analogia, julgue os itens subseqüentes.

O DNA, o RNA e uma proteína são análogos, respectivamente, ao código objeto, ao código fonte e ao código executável de um sistema de programação.

I - As células-tronco se caracterizam por manter o potencial de diferenciação em qualquer tipo de célula ou tecido do corpo.

II - Qualquer uma das células do corpo tem o potencial genético para ser utilizada como célula tronco.

III - É necessário controlar a proliferação das células tronco, pois existe o risco do paciente transplantado desenvolver câncer.

IV - O processo de diferenciação celular impede o uso de qualquer célula somática como célula tronco.

Assinale a alternativa correta:

É possível calcular o período máximo de exposição ao sol depois da aplicação do filtro solar para evitar o que os médicos denominam de eritema, a tradicional vermelhidão. Analise as afirmativas abaixo:

I - As queimaduras de sol destroem a camada mais superficial da pele, a epiderme, constituída por tecido epitelial estratificado plano (ou pavimentoso).

II - O tecido epitelial apresenta ampla vascularização, o que facilita a recuperação das queimaduras de sol, sem deixar marcas.

III - A melanina, pigmento responsável pela cor da pele, está armazenada na derme, ou seja, no tecido conjuntivo localizado abaixo da epiderme.

IV - Indica-se usar o filtro solar 30 minutos antes da exposição ao sol porque é necessário que o produto atravesse a epiderme para ser absorvido.

 Estão corretas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis