Questões de Biologia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2006

As reações bioquímicas que ocorrem nos organismos vivos são catalisadas por enzimas, entre as quais têm importância clínica as:

Em relação às hidrolases e transferases, assinale a alternativa incorreta:

Existe um gradiente de concentração enzimática entre o interior e o exterior das células de modo que danos nas células acarretam a passagem de enzimas para o espaço extracelular, cujo grau de elevação de certas enzimas no soro é proporcional à gravidade e extensão da lesão. Neste contexto, assinale a alternativa correta:

Em relação aos padrões séricos das isoenzimas, importante ferramenta de diagnóstico, analise as afirmativas:

1. A diminuição da atividade total de creatina-fosfoquinase (CPK) é utilizado como índice de infarto do miocárdio, além de servir como indicador de embolia pulmonar, lesão cerebral e doença muscular.

2. Para confirmação da doença no miocárdio recorre-se à separação das isoenzimas de CPK por eletroforese, as quais indicam a presença ou ausência de CPK-MB (CPK2).

3. A CPK-MB é detectada 4-8 horas após a dor precordial do infarto, atinge o pico em 24 horas e persiste até 48 horas.

4. No infarto do miocárdio o isoenzimograma sérico da fosfatase alcalina não se mostra alterado, uma vez que o músculo cardíaco não contém fosfatase alcalina.

São verdadeiras as afirmativas:

O metanol é um constituinte naturalmente presente nas bebidas alcoólicas, em quantidades pequenas em relação aos demais componentes. Nas duas últimas décadas, foram relatados casos de intoxicação e morte pelo consumo de bebidas alcoólicas contaminadas por metanol. O Instituto Adolfo Lutz, no período de 1976 a 1996, registrou quatro episódios de intoxicações graves associadas à ingestão de bebidas e um caso de intoxicação que envolveu álcool de uso doméstico.

Em relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens seguintes, acerca das correlações bioquímicas entre o metanol e diversas moléculas.

A toxicidade do metanol no organismo humano é elevada pois não ocorre sua degradação, uma vez que esse álcool desnatura a enzima capaz de transformá-lo em seus metabólitos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis