Questões de Biologia do ano 0000

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Listagem de Questões de Biologia do ano 0000

“Os Cecidomyiidae representam uma família de Diptera cosmopolita e muito diversificada (...). Embora os Cecidomyiidae incluam também formas micófagas e zoófagas, a grande maioria das espécies conhecidas é galhadora, e a este hábito deve-se o nome vulgar da família: mosquitos de galhas. Os danos causados por estes dípteros podem ser observados em várias partes (vegetativas e reprodutivas) da planta e são devidos principalmente às espécies galhadoras. Dentre as restingas estudadas, a Restinga de Barra de Maricá mostrou possuir maior riqueza de galhas. Considerando a diversidade de sua flora e a alta especificidade da relação galhador x planta hospedeira, esse resultado era esperado, uma vez que a Restinga de Barra de Maricá possui maior variedade de espécies de plantas. (...)” (ARAÚJO & HENRIQUES,1984. (https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/3573/1/414902.pdf).

A relação ecológica citada no texto que ocorre entre os Cecidomyiidae e algumas famílias botânicas em Barra de Maricá é o:

Em Ensino por investigação: Sequência didática “Mata Atlântica – Restinga” (disponível em http://botanicaonline.com.br/geral/arquivo/sequencia_Restinga.pdf), os autores propõem o estudo da biodiversidade vegetal, enfocando duas importantes formações da região costeira: a Mata Atlântica (floresta) e sua variação restinga. A exploração do tema é realizada com base nos princípios do ensino por investigação e, em uma das atividades, os alunos devem comparar características de plantas dos dois ambientes.

Baseando-se em anotações prévias de seus cadernos de campo e nos conhecimentos adquiridos sobre os fatores abióticos de ambos os ecossistemas, os estudantes deverão associar que:

Leia com atenção o texto.

O poeta fala de observar no céu noturno dois planetas. Pelo ponto de vista da ciência, pode-se dizer que Júpiter e Saturno, citados por Gullar:

Após a digestão de uma refeição contendo alimentos como pão, manteiga e leite adoçado com açúcar, pode-se encontrar na corrente sanguínea o seguinte monossacarídeo:

A experimentação é uma boa estratégia para o professor demonstrar fenômenos a seus alunos.

Pensando nisso, um professor aqueceu uma amostra de ar no interior de uma garrafa com um balão vazio encaixado em seu gargalo. O ar então se expandiu fazendo o balão dilatar. A seguir estão etapas do experimento:

1 Garrafa vazia (cheia de ar) de vidro de volume igual a 1 litro em uma sala a 27 oC sob pressão atmosférica de 1 atm.

2 A mesma garrafa com um balão de festas adaptado no gargalo.

3 Garrafa colocada dentro de um recipiente com água quente a 80 oC.

4 Após a espera de pelo menos 15 segundos, tem-se a situação final.

A pressão do ar no interior da garrafa na situação final (garrafa no momento 4), em comparação à pressão atmosférica (externa), é:

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