Questões de Biblioteconomia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia da CESPE / CEBRASPE

As características do mundo moderno têm influenciado substancialmente as organizações e vêm alterando as formas de gestão, inclusive em bibliotecas, de características mais rígidas em um passado recente, para formas mais flexíveis e dinâmicas. Com referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na gestão de sistemas de informação, a análise, a avaliação e o planejamento são atividades praticamente isoladas, que devem ser conciliadas e administradas pelo gerente, para que a equipe possa atingir as metas propostas.

No que diz respeito às funções do bibliotecário de referência, interação bibliotecário e usuário, educação de usuários e geração, comunicação e uso de informação comunitária, julgue os itens seguintes.

O papel do bibliotecário de referência é superar as dificuldades criadas pelo usuário, bem como os outros fatores envolvidos no processo de referência, para atingir a consecução de sua tarefa, que é prestar a informação requerida pelo usuário no menor prazo possível.

No que diz respeito às funções do bibliotecário de referência, interação bibliotecário e usuário, educação de usuários e geração, comunicação e uso de informação comunitária, julgue os itens seguintes.

São fatores concernentes aos administradores de informação, no serviço de referência, a cultura geral e o conhecimento do acervo; a capacidade de disposição para se comunicar; a capacidade para tomar decisões; a consciência de suas responsabilidades profissionais e a eficiência no serviço.

Os sistemas de informação devem ser gerenciados de modo eficaz, a fim de que possam proporcionar serviços confiáveis e úteis. O mesmo deve ser feito em relação à gestão de recursos informacionais, no tocante à organização, preservação e manutenção dos suportes de informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A organização de unidades de informação pressupõe uma série de funções básicas, como definição dos planos estratégico e operacional, mobilização e alocação de recursos, definição do processo de trabalho, montagem da infra-estrutura e implantação de produtos e serviços.

Julgue os itens seguintes, relacionados à gestão de serviços informacionais e marketing aplicados em sistemas de informação.

Os produtos da biblioteca, isto é, os serviços oferecidos, são mais tangíveis do que os insumos e muito menos tangíveis do que os resultados. Os produtos são facilmente quantificáveis, assim como os insumos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis