Questões de Biblioteconomia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia da CESPE / CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, que dizem respeito ao serviço de referência.

Taylor, apud Grogan, identificou quatro níveis de necessidades de informação, no estudo de usuários de bibliotecas: visceral, inconsciente, informal e negociada.

Julgue os itens a seguir, que se referem ao marketing em unidades de informação.

Marketing é uma combinação de técnicas cuja aplicação visa o perfeito processo de troca, beneficiando alguns dos elementos que nela interagem.

Acerca da gestão de sistemas de informação, julgue os seguintes itens.

Todo sistema de informação possui um ciclo de vida, no qual ele passa por várias fases. O importante é estabelecer atividades igualitárias de gerenciamento para cada uma delas.

Os serviços de informação de uma biblioteca fornecem a real imagem dessa instituição para os seus usuários. Um desses serviços é o fornecimento de normas técnicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O processo de referência, que envolve o usuário e o bibliotecário, vai exigir deste dois tipos de habilidades para que aquele encontre a informação: a habilidade humana — capacitação para fazer uso de conhecimentos, métodos e equipamentos para recuperar a informação — e habilidade técnica — capacidade necessária para lidar com pessoas com os mais diversos níveis intelectuais e de comportamentos.

Os serviços de informação de uma biblioteca fornecem a real imagem dessa instituição para os seus usuários. Um desses serviços é o fornecimento de normas técnicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os serviços de informação ao público estão divididos em dois grupos: serviços sob demanda e serviços de notificação; estes são considerados serviços passivos, no sentido de que respondem as questões, mas não as provocam.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis