Questões de Biblioteconomia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia da CESPE / CEBRASPE

Considere que o sistema de automação implantado em uma biblioteca não esteja funcionando bem e que o gerente dessa biblioteca tenha decidido mudá-lo. Em face dessa consideração, julgue o item abaixo, relativo a uma proposta de estratégia para essa mudança.

Na situação considerada, o gerente poderá utilizar a estratégia de funcionamento paralelo — opção de implementação do sistema antigo de automação simultaneamente ao novo. Essa estratégia permitirá que o novo sistema seja testado em ambiente controlado, antes de ser liberado totalmente.

Os sistemas de informação devem ser gerenciados de modo eficaz, a fim de que possam proporcionar serviços confiáveis e úteis. O mesmo deve ser feito em relação à gestão de recursos informacionais, no tocante à organização, preservação e manutenção dos suportes de informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Preparação e planejamento, instalação do equipamento, instalação do programa, criação das bases de dados, treinamento de pessoal e entrada do sistema em operação são atividades de desenvolvimento de sistemas de informação que fazem parte da fase de elaboração do projeto.

Acerca dos conceitos de administração aplicados às unidades de informação, administração dos seus diversos recursos e organização do ambiente físico das unidades de informação, julgue os itens que se seguem.

Os recursos informativos constituem a matéria-prima a ser trabalhada pela unidade de informação para a geração de seus produtos e serviços. Sem recursos informativos não há como gerar esses produtos e serviços.

Quanto à gestão de unidades de informação e ao marketing, julgue os itens subseqüentes.

Na administração da unidade de informação orientada para o marketing, tanto a análise quanto a segmentação de mercado, a análise do consumidor, o composto de marketing e a auditoria de marketing podem ser utilizados pelo gerente da unidade de informação.

Quanto à gestão de unidades de informação e ao marketing, julgue os itens subseqüentes.

A adoção do marketing em unidades de informação é vista como forma de valorizar o profissional de informação, melhorando a sua imagem mediante o uso apropriado de técnicas para fazer trocas adequadas, quebrando barreiras na comunicação entre biblioteca e usuários, para melhor satisfazer as suas necessidades.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis