Questões sobre Organização e administração de bibliotecas

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Listagem de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas

O conhecimento dos conceitos e funções da administração é essencial para o trabalho do bibliotecário, pois a biblioteca deve ser vista como uma empresa, mesmo que sem fins lucrativos. Julgue os itens subseqüentes, relacionados à administração.

É função de um gerente de unidade de informação planejar, organizar, dirigir, coordenar e avaliar, de forma ininterrupta.

O conhecimento dos conceitos e funções da administração é essencial para o trabalho do bibliotecário, pois a biblioteca deve ser vista como uma empresa, mesmo que sem fins lucrativos. Julgue os itens subseqüentes, relacionados à administração.

Organização e Métodos (O & M) é uma das funções especializadas de administração que tem por objetivo final a renovação organizacional, compreende a empresa como um sistema social aberto, em sintonia com o ambiente externo e interno, e possui técnicas aplicáveis à administração de bibliotecas.

O conhecimento dos conceitos e funções da administração é essencial para o trabalho do bibliotecário, pois a biblioteca deve ser vista como uma empresa, mesmo que sem fins lucrativos. Julgue os itens subseqüentes, relacionados à administração.

O planejamento é uma atividade administrativa que pode ser estabelecida em razão do tempo, ou seja, é possível planejar ações de longo, médio e curto prazo, que, no entanto, não se relacionam com os níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.

O planejamento em unidades de informação envolve diversos aspectos do planejamento bibliotecário: a interação da biblioteca com outras instituições, o macroplanejamento e o papel do gestor, entre outros. Com relação a esses temas, julgue os itens subseqüentes.

No planejamento de serviços de informação é necessário determinar a forma de atendimento aos usuários externos e de intercâmbio com outras unidades de informação.

O planejamento em unidades de informação envolve diversos aspectos do planejamento bibliotecário: a interação da biblioteca com outras instituições, o macroplanejamento e o papel do gestor, entre outros. Com relação a esses temas, julgue os itens subseqüentes.

São níveis do planejamento de um centro de informação para atingir seus objetivos: o estratégico, para os de longo prazo; o tático, para os de médio prazo; e o operacional, para os de curto prazo.

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