Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

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Listagem de Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

Representação feita em gráficos de uma biblioteca ou centro de documentação onde estão assinaladas as unidades, as divisões na estrutura dessa instituição e cada uma das funções ali executadas. Estamos falando do:

Analise os trechos a seguir e assinale a alternativa CORRETA:


I- O Bibliotecário em suas atividades profissionais, não deve se posicionar em relac?ão a?s informac?o?es disseminadas e acessíveis no que diz respeito ao ponto de vista político, religioso ou moral.

II- O Bibliotecário deve ser neutro em todas as informac?o?es que são solicitadas e fornecidas para seus usuários, sem questionamentos, em relac?ão ao que o usuário fará com as informac?o?es recebidas 

São atividades do Bibliotecário:


I- Demonstrac?o?es práticas e teo?ricas da técnica bibliotecono?mica, em estabelecimentos federais, estaduais ou municipais;

II- Padronizac?ão dos servic?os técnicos de Biblioteconomia;

III- Inspec?ão, sob o ponto de vista de incentivar e orientar os trabalhos de recenseamento, estatística e cadastro de bibliotecas;

IV- Publicidade sobre material bibliográfico e atividades da biblioteca;

V- Planejamento de difusão cultural, na parte que se refere a servic?os de biblioteca;

VI- Organizac?ão de congressos, seminários, concursos e exposic?o?es nacionais e estrangeiras, relativas a Biblioteconomia e a Documentac?ão ou representac?ão oficial em tais certames.


Está CORRETO o que se afirma em:

As bibliotecas digitais tornaram-se essenciais para o oferecimento de conteúdo de alta qualidade durante o fechamento de muitas bibliotecas devido à pandemia da COVID-19. O termo biblioteca digital possui várias conotações de acordo com os diversos pontos de vista dos autores da área. Entretanto, o principal contexto é que esse tipo de biblioteca implica em novas funções em relação ao armazenamento, organização e recuperação de informação, permitindo acesso remoto e simultâneo, disponibilizando serviços e produtos, possibilitando recuperar documentos completos e bibliográficos, possuindo diversos tipos de registros e utilizando sistemas inteligentes que ajudam na recuperação da informação. A respeito de bibliotecas digitais, julgue:

(  ) Para Rowley (2002, p. 4), a biblioteca digital é considerada como “[...] uma biblioteca multimídia que reflita as diferentes formas e formatos que sua comunidade de usuários julgue conveniente para a comunicação e armazenamento de informações. Nem todas as informações ou documentos estarão em forma digital, e nem todos estarão disponíveis para acesso em redes digitais”.

(  ) É uma coleção on-line de objetos digitais de qualidade garantida, que são criados ou recebidos e geridos de acordo com princípios internacionalmente aceitos para o desenvolvimento de coleções e acessíveis de uma forma coerente e sustentável, apoiado por serviços necessários para permitir aos usuários recuperar e explorar os recursos.

(   ) Complementa arquivos digitais, mas não precisa ter necessariamente todos os materiais na forma digital, ou seja, pode possuir um espaço físico.

(  ) Está ligada ao conceito de realidade virtual, utiliza recursos de software que simulam um ambiente de biblioteca na tela do computador.

Assinale a sequência correta de cima para baixo:

Sobre a qualidade no serviço de referência, de acordo com Cossich (2014), analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 

( ) O uso do marketing em bibliotecas tem por objetivo a melhoria da qualidade dos produtos e dos serviços prestados. ( ) A implantação de programas de qualidade em bibliotecas geralmente baseia-se no trabalho individual e na gestão centralizada. ( ) Deve-se estabelecer um canal de comunicação no qual as críticas e sugestões sejam transformadas em especificações de melhores produtos e serviços. ( ) Consiste na busca de melhoria contínua; começa com a mudança, a atitude e o comportamento do bibliotecário de referência. ( ) A satisfação do usuário em relação aos serviços prestados e ao atendimento das necessidades norteia os indicadores de qualidade. 

A sequência CORRETA é:

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