Questões de Biblioteconomia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2022

No que diz respeito ao sistema de numeração DOI. Registre V, para verdadeiro, ou F, para falso:
(   )O DOI é formado por dois componentes: um prefixo e um sufixo.
(   )O sufixo, separado do prefixo por um travessão é definido pela própria produtora e irá identificar determinado objeto digital.
(   )Os prefixos são fornecidos pelas agências de registro e identificarão as organizações produtoras.

Marque a alternativa CORRETA:

"É a maior base de dados de resumos e citações de literatura revisada por pares, com ferramentas bibliométricas para acompanhar, analisar e visualizar a pesquisa" (USP, 2021).
Essa informação refere-se à:

"É usado para melhorar a eficácia dos sistemas de armazenamento e recuperação, sistemas de navegação Web, e outros ambientes que buscam tanto identificar e localizar o conteúdo desejado através de algum tipo de descrição usando a linguagem." (ANSI/NISO Z39.19 apud CATARINO, 2015).
As informações mencionadas referem-se à/ao:

O AACR2 se baseou em princípios e determinou que:
I-As descrições deveriam ser formuladas em conformidade com a ISBD.
II-Os meios de comunicação deveriam ser tratados do mesmo modo.
III-As descrições deveriam basear-se no item bibliográfico.
IV-Os pontos de acesso deveriam ser derivados da natureza da obra que está sendo catalogada assim como da natureza da entidade bibliográfica descrita.

Marque a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

A história da biblioteca nos permite identificar que esta atuou sob três paradigmas. Associe corretamente:
1ª Coluna
1-O paradigma da conservação cultural. 2-O paradigma da difusão cultural. 3-O paradigma da apropriação cultural.
2ª Coluna
(__)Nesse paradigma quando as atividades para garantir a recuperação, o acesso e o uso da informação ganhará importância.
(__)Paradigma que passou a assinalar a relevância das ações de mediação direta para favorecer o acesso e uso da informação, privilegiando a dialogia, a troca de informações, o compartilhamento e o debate em torno delas.
(__)Paradigma no qual o principal foco de suas atividades esteve concentrado na organização e representação da informação para a conservação e preservação da memória; A biblioteca pública e os domínios da memória, da mediação e da identidade social.
A sequência CORRETA é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis