Questões de Biblioteconomia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2008

Julgue os itens a seguir acerca da avaliação dos serviços de notificação corrente.

O critério de oportunidade ou atualidade da informação é avaliado em função da quantidade de assuntos e da extensão da literatura abrangida pelo serviço.

A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.

O marketing visa obter o melhor ajuste das relações de troca, ou seja, entre a demanda do mercado e a oferta da organização.

As tecnologias da informação e da comunicação possibilitaram às bibliotecas universitárias o aperfeiçoamento dos serviços de informação tradicionais e a criação de novos serviços. Acerca desses serviços, julgue os itens subseqüentes.

No serviço de pesquisa bibliográfica, cabe ao bibliotecário ajudar o usuário a definir corretamente seu problema informacional, em função do uso pretendido para a informação demandada. Após a correta identificação do problema, o bibliotecário deve indicar fontes de informação a serem utilizadas para a pesquisa direta ou para realizar a pesquisa delegada.

No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.

Serviço de referência é entendido como parte do sistema de uma unidade de informação ou biblioteca, especialmente encarregada da tarefa de auxiliar os usuários ou clientes, na consulta ou pesquisa de documentos existentes na biblioteca ou fora dela.

No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.

Com relação às aptidões do profissional bibliotecário que trabalha no serviço de referência, os seguintes itens relacionam-se com a adaptabilidade: imaginar um meio para encontrar fatos remotos; procurar simplificar e melhorar os métodos de pesquisa; procurar os assuntos em outras fontes, além dos livros.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis