Questões de Biblioteconomia do ano 2008

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Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2008

No serviço de referência de uma biblioteca, normalmente um usuário solicita uma pesquisa, e o bibliotecário cria meios para manter um diálogo mais preciso entre ele e o solicitante, visando atender a demanda. Com referência ao serviço de referência e à atividade de pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se seguem. De acordo com a OCLC, o serviço de referência digital pode ser síncrono ou assíncrono.

No serviço de referência de uma biblioteca, normalmente um usuário solicita uma pesquisa, e o bibliotecário cria meios para manter um diálogo mais preciso entre ele e o solicitante, visando atender a demanda. Com referência ao serviço de referência e à atividade de pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se seguem. A administração e a supervisão dos serviços de referência devem se preocupar com a capacitação dos recursos humanos frente às novas tecnologias.

No serviço de referência de uma biblioteca, normalmente um usuário solicita uma pesquisa, e o bibliotecário cria meios para manter um diálogo mais preciso entre ele e o solicitante, visando atender a demanda. Com referência ao serviço de referência e à atividade de pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se seguem. Com o surgimento das novas tecnologias, não há necessidade de intermediação do bibliotecário na localização da informação solicitada pelo usuário, visto que os sistemas oferecem tutoriais que dispensam o treinamento dos usuários.

Considerando as seis fases do processo de referência — seleção da mensagem, negociação da questão, desenvolvimento da estratégia de busca, busca, seleção da resposta e renegociação —, julgue os itens a seguir, a respeito de falhas e medidas corretivas relativas a esse processo.

Na busca de informações a respeito de determinado assunto, muitas vezes, os usuários apresentam questões ambíguas e imprecisas. Nesse caso, uma ação adequada do bibliotecário é conduzir a negociação com uma conversa formal e associar a questão com a solução de problemas.

O marketing em unidades de informação é um conjunto de técnicas que contribuem para a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Marketing não-concentrado, diferenciado e concentrado são três estratégias alternativas de publicidade que apóiam o desenvolvimento do composto de marketing.

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