Questões de Biblioteconomia do ano 2005

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Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2005

No que se refere a políticas, processos de seleção e aquisição e à pesquisa e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos de uma política de seleção e aquisição são literalmente diferentes e mais abrangentes do que os objetivos de uma política de desenvolvimento de coleções, especialmente em bibliotecas especializadas.

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens seguintes.

No serviço de referência, as entrevistas, se bem conduzidas, revelam informações que de outra forma não poderiam ser obtidas. Geralmente, elas são realizadas somente com os usuários dos serviços de referência, pois não teriam resultados palpáveis se aplicadas aos não-usuários.

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens seguintes.

No seu início, o serviço de referência estava ligado à função educativa das bibliotecas; havia uma espécie de união entre o que hoje se chama serviço de referência e de auxílio aos leitores, uma espécie de serviço de informações imediatas.

Julgue os itens subseqüentes, a respeito de recursos e serviços de informação, especialmente em bibliotecas públicas e escolares, e acerca de geração, comunicação e uso da informação comunitária.

Os estudantes de todas as idades devem poder contar com a biblioteca pública para complementar os recursos que os estabelecimentos de ensino lhes oferecem. As pessoas que estudam por si mesmas talvez dependam inteiramente da biblioteca pública para a satisfação de suas necessidades de informações.

Tendo o texto acima como motivador, julgue os itens de 88 a 92, relacionados com as funções e conceitos de administração, recursos humanos, financeiros e materiais em administração e gestão de sistemas de informação.

A organização de uma unidade de informação deve proporcionar o pleno cumprimento das seguintes funções básicas que justificam a sua existência: satisfazer a clientela por meio da oferta de produtos e serviços com qualidade; identificar e organizar fontes e informações úteis à clientela; analisar e processar informações com qualidade e produtividade para a geração de produtos e serviços de interesse do mercado.

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