Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais da TJ/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais da TJ/PR

Os recifes de corais são os pontos de maior concentração de vida nos oceanos. Só é possível compará-los, em termos de biodiversidade, às florestas tropicais em ter- ra firme. Como as florestas tropicais, as concentrações de corais correm o risco de deixar de existir em prazo relativamente curto. Se nada for feito para reduzir a ação predatória do homem, os corais podem desaparecer em menos de 100 anos. São cau- sas da devastação:

I) a pesca predatória de peixes e moluscos, pois ela rompe a delicada cadeia alimentar do ecossistema, e o desiquilíbrio ecológico leva os corais à morte.

 II) o ecossistema criado pelos corais protege os peixes de grande porte da pes- ca predatória, ao mesmo tempo em que os protege das correntes marítimas.

 III) a poluição costeira e o turismo descontrolado contribuem para a destruição dos corais e, conseqüentemente, com a morte dos mesmos, as demais for- mas de vida somem dos recifes.

 Analise as proposições citadas e assinale:

O projeto do atual governo brasileiro, que já foi aprovado pela Câmara dos De- putados e tramita no Senado, é a idéia do Estado contratar a iniciativa privada para construir obras, em que, depois de prontas, os riscos da operação serão divididos pelo Estado e pelo investidor privado. Tal sistema é denominado de:

Em São Paulo, visando solucionar as crises de abastecimento de água que são em parte resultado da poluição dos rios, como o Tietê e o Pinheiros, pode-se afirmar que:

 I) a região metropolitana de São Paulo pode economizar milhões de reais em tratamento de água, obras contra enchentes e internações hospitalares, bastando, para isso, reverter a taxa de desmatamento em seu cinturão ver- de.

II) os cuidados prestados ao cinturão verde podem ser difíceis de quantificar, mas a ausência deles pesa no bolso e no cotidiano dos paulistanos, como por exemplo o controle de enchentes.

 III) para resolver as crises de abastecimento de maneira mais simples e barata, basta efetuar a dragagem dos rios e canais que abastecem a cidade.

Analise as proposições citadas e assinale:

Cientistas japoneses, por meio de manipulação genética, desenvolveram uma vaca imune à doença da "vaca louca", ou seja, o animal não possui nenhuma das pro- teínas causadoras da encefalopatia bovina espongiforme.

 I) A terapia gênica tem alimentado acirrados debates, mas as tecnologias de ponta estimulam cenários otimistas para o futuro.

 II) No campo da genética, já possuímos tecnologia para inserir genes nas célu- las de uma criança em desenvolvimento, projetando tanto sua inteligência, quanto a sua beleza.

III) Quanto ao Projeto Genoma Humano (PGH), ele foi seqüenciado na sua tota- lidade, já estando, pois, totalmente desvendada a estrutura de um indiví- duo.

Analise as proposições citadas e assinale:

Desde que a aids começou a fazer vítimas em larga escala, no início dos anos 80, sua imagem sempre foi a de uma doença de jovens. Hoje, as estatísticas apontam pa- ra outra direção, em grande parte por causa dos avanços da medicina, que criou re- médios mais eficientes no combate ao vírus. O resultado é que cresceu o número de doentes que chegam à meia idade ou passam dos 60 anos. Com relação à aids:

I) no Brasil, cujo programa oficial de combate à aids é freqüentemente citado como um exemplo para o mundo, o número de doentes acima de 50 anos se multiplicou.

 II) nos Estados Unidos, o número de doentes com mais de 50 anos cresceu cin- co vezes durante os anos 90, embora o ritmo de novas contaminações tenha diminuído.

III) nos países da África subsaariana (ao sul do deserto do Saara), a aids não se desenvolveu devido a barreira natural do deserto.

 Analise as proposições citadas e assinale:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis