Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais da CESPE / CEBRASPE

Tendo como referência o texto precedente, julgue os itens a seguir, a respeito de cidadania, representatividade e inclusão.

Nas últimas décadas, o acesso de negros e pardos ao ensino superior contribuiu para que a maioria da população universitária do país passasse a ser constituída por não brancos, o que revela uma dinâmica de maior inclusão e de redução das desigualdades.

O grupo 1% mais rico da população brasileira tinha um rendimento médio (de todos os trabalhos) de R$ 27.085 mensais em 2016, ou 36,3 vezes acima do que recebia a metade mais pobre da população naquele ano (R$ 747). Esse grupo mais rico da população era integrado por 889 mil pessoas, ao passo que a metade com menor rendimento era formada por 44,4 milhões de brasileiros.

Considerando as informações apresentadas no texto precedente e os múltiplos aspectos da sociologia política a elas relacionados, julgue o próximo item.

Em um cenário fortemente marcado pela má distribuição de renda, como o descrito no texto em questão, as medidas de tendência central apresentam-se muito limitadas para a análise da realidade social, sendo necessária a utilização de medidas de desigualdade como o Índice de Gini.

No Brasil, o processo de urbanização é marcado pela ocupação desorganizada do território e pela falta de planejamento, o que resulta em uma série de problemas sociais, urbanos e ambientais. A ocupação desordenada das cidades também causa impactos na saúde da população, sendo necessário, além de um conhecimento amplo sobre os efeitos da ocupação do território na saúde, o desenvolvimento de políticas públicas e intervenções urbanas capazes de melhorar a qualidade de vida e a saúde das populações que vivem em áreas de risco, comunidades e periferias. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes. O fato de as mães que residem em periferias ter de trabalhar fora da sua comunidade contribui para o baixo índice de aleitamento materno e a consequente subnutrição infantil nessas regiões.

No Brasil, o processo de urbanização é marcado pela ocupação desorganizada do território e pela falta de planejamento, o que resulta em uma série de problemas sociais, urbanos e ambientais. A ocupação desordenada das cidades também causa impactos na saúde da população, sendo necessário, além de um conhecimento amplo sobre os efeitos da ocupação do território na saúde, o desenvolvimento de políticas públicas e intervenções urbanas capazes de melhorar a qualidade de vida e a saúde das populações que vivem em áreas de risco, comunidades e periferias. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes. A alta densidade de seres humanos por metro quadrado, aliada ao saneamento básico precário, potencializa a dispersão de vários problemas de saúde; em contrapartida, pode favorecer a eficácia e o alcance de ações positivas, como a adequada coleta de lixo, reduzindo a incidência de doenças como dengue e leptospirose.

As altas taxas de mortalidade materna representam um desafio à saúde pública no Brasil. Para evitar as mortes, é fundamental o atendimento adequado e ágil às emergências obstétricas. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes. Apesar de o indicador de mortalidade materna por causas evitáveis continuar elevado, o Brasil atingiu o quinto objetivo de desenvolvimento do milênio, especialmente a meta de reduzir em três quartos a razão da mortalidade materna entre 1990 e 2015.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis