Questões de Atualidades do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades do ano 2022

Imagem associada para resolução da questão

Em agosto de 2022, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taipei, capital de Taiwan, gerando tensão diplomática entre americanos e chineses.
A respeito do status da ilha do sudeste asiático, assinale a afirmativa correta.

Desde o início de 2022, o cenário econômico global tem piorado, tanto em termos dos dados recentes, quanto das expectativas, como pode-se comprovar pelos relatórios do Fundo Monetário Internacional (FMI) do primeiro semestre do ano corrente.
A respeito desse cenário econômico, assinale a afirmativa que descreve corretamente um fator responsável pela queda nas projeções de crescimento no mundo.

Observe a tabela com os principais torneios esportivos organizados pelo Qatar desde 2005.


Imagem associada para resolução da questão


A respeito do esporte como estratégia de soft power pelo Qatar, analise as afirmativas a seguir.


I. O Qatar é um emirado cujo parlamento consultivo, eleito por sufrágio universal, é responsável pelo reconhecimento internacional do país, incluindo a organização de eventos esportivos.

II. O investimento em esportes é um meio de o Qatar projetar uma imagem de país cosmopolita, de mostrar como um país islâmico pode dialogar com os valores culturais do Ocidente.

III. O esporte é uma oportunidade para demonstrar a capacidade de expansão do país, de sua habilidade em atrair novos investimentos e parcerias, e de sua posição estratégica no mundo globalizado.


Está correto o que se afirma em 

Imagem associada para resolução da questão

“O que ela na verdade quer dizer é que...”. Cena de campanha da Gilette sobre mansplaining: quando um homem explica algo que foi dito por uma mulher, assumindo que ela não é capaz de dissertar sobre o assunto.
Em 2019, a marca de aparelhos de barbear Gilette divulgou um novo vídeo publicitário em que fazia referência ao seu slogan clássico, The Best a Man Can Get (O melhor que um homem pode ter), reformulando-o em uma indagação: Is this the best a man can get? (É isto o melhor que um homem pode ser?). Enquanto a primeira campanha fortalecia os ideais de uma certa masculinidade – ter êxito no esporte e na carreira e formar uma família heterossexual –, a de 2019 retratou cenas de um mundo masculino intoxicado por violências: sexismo no ambiente de trabalho, assédio sexual e bullying, por exemplo.
Com base no debate sobre masculinidade proposto pela campanha da Gilette, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A campanha aborda criticamente qualidades tradicionalmente valorizadas nos homens, como a resolução de conflitos pela força e a não demonstração de fragilidades.
( ) A campanha reconhece que as masculinidades são construídas com base em normas culturais, sociais e contextuais e que, portanto, podem ser mudadas.
( ) A campanha reflete a tendência de associar marcas a causas do ativismo social, de modo a forjar uma identidade entre o produto e um setor de consumidores.
As afirmativas são, respectivamente, 

2030 é um ano assumido como horizonte de chegada de grandes mobilizações globais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os quais abarcam temas como os listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis