Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais do ano 2008

#Questão 62279 - Atualidades e Conhecimentos Gerais, Política, FCC, 2008, SEAD/PB, Agente de Segurança Penitenciaria

Os meios de comunicação que acompanharam a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Maceió destacaram a sua euforia comemorando a nova classificação do Brasil divulgada pela agência Standard & Poor's (S&P), considerada a mais importante do mercado financeiro. A S&P elevou a nota do Brasil de BB+ para BBB-. A escala da agência vai de AAA (concedido a países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido) até D (conceito para países insolventes). Isso significa que o Brasil tem o aval da citada organização para

#Questão 62281 - Atualidades e Conhecimentos Gerais, Política, FCC, 2008, SEAD/PB, Agente de Segurança Penitenciaria

Segundo matéria do jornal O Estado de S. Paulo, publicada em 01 de abril de 2008, a tensão em torno da ocupação da terra indígena Raposa Serra do Sol − homologada há três anos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva − aumentou nos últimos dias. O motivo foi o início, na quinta-feira, da Operação Upakaton 3 − nome dado pela Polícia Federal à serie de ações com que as autoridades federais pretendem retirar da área os últimos ocupantes que ainda estão lá: pequenos proprietários rurais, alguns comerciantes e um grupo de grandes e influentes produtores de arroz. A área de que trata o texto fica no estado

O Brasil tem importante participação de energia renovável em sua matriz energética, incluindo a biomassa renovável e a energia hidrelétrica. O país produz petróleo em quantidade em ordem de magnitude equivalente ao seu consumo, embora tenha que importar uma parcela de petróleo leve e exportar parte do óleo pesado que produz, de modo a fazer um blend para o refino. Ademais importa gás natural da Bolívia, pois a produção nacional de gás natural não é suficiente. Entretanto, foram descobertas recentemente, no país, importantes reservas de petróleo e gás natural no pré-sal. Privatizações e crise no setor de energia elétrica ocorreram no governo de Fernando Henrique Cardoso, época em que houve, também, abertura da exploração do petróleo por empresas estrangeiras, continuando a PETROBRAS a ser uma empresa nacional de controle estatal, embora com acionistas privados inclusive no exterior.

Tendo essas informações com referência inicial e considerando a matriz energética e as políticas de Estado no setor, julgue os itens a seguir.

De acordo com a Política Nacional de Agroenergia, os custos ambientais não devem ser incorporados ao preço dos combustíveis fósseis, de forma que os preços desses combustíveis fiquem próximos ao preço dos bicombustíveis.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, referentes à atuação do Brasil na CPLP e às relações do país com o continente africano.

O Brasil, ao se inserir na CPLP, no início da década passada, apresentava ativa atuação política voltada para o continente africano.

Considerando as iniciativas brasileiras em relação à não-proliferação de armas de destruição de massa, julgue os itens seguintes.

A assinatura do Tratado de Não-Proliferação Nuclear e da Convenção de Armas Químicas e Bacteriológicas e a adesão aos principais regimes de controle de exportações colimaram, ao longo dos anos noventa, os esforços e o compromisso brasileiro no campo da não-proliferação de armas de destruição de massa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis