Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais do ano 0000

Nas questões de 35 a 40, marque com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.

Vivendo uma guerra civil há decênios, que contabiliza mais de 35 mil mortes, a Colômbia continua sendo, nos dias de hoje, uma das mais críticas áreas da América do Sul.

( ) Nesse cenário de guerra civil, a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC) chegou a controlar boa parte do território nacional, propiciando que o país se mantivesse dividido em duas porções quase nítidas, uma oficial, com Bogotá como capital, e outra oficiosa, sob domínio dos guerrilheiros.

( ) O quadro colombiano se tornou ainda mais grave na medida em que passaram a coexistir as ações das FARC, das milícias direitistas e do narcotráfico, esta também claramente explicitada com a prisão do traficante brasileiro Fernandinho Beira-Mar.

( ) O Plano Colômbia, elaborado e desencadeado ainda no final do governo Bill Clinton, envolvendo alta soma em recursos financeiros e a presença de assessores militares e civis norte-americanos em território colombiano, recebeu a pronta adesão dos países latinoamericanos, receosos com os desdobramentos da prolongada guerra civil no país vizinho.

A história da construção da Estrada de ferro Madeira-Mamoré (EFMM) remonta à segunda metade do século XIX, quando começa a ser idealizada, mas será a assinatura do Tratado de Petrópolis (1903) que estabelecerá sua efetiva concretização. A ferrovia passou a funcionar entre Porto Velho e Guajará-Mirim, em 1912. A respeito da construção da EFMM, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Sua implantação ficaria a cargo de empreendedores brasileiros financiados pelo Banco do Brasil, em conformidade com o Tratado de Petrópolis e em sintonia com o governo reformista e urbanizador de Rodrigues Alves, empenhado em expandir a rede ferroviária nacional.

( ) Sua criação facilitaria o escoamento de mercadorias bolivianas e brasileiras, sobretudo o látex, até a cidade de Porto Velho, de onde seguiriam por via fluvial até o Atlântico, o que era de importância vital para a Bolívia que acabara de perder o seu acesso ao Pacífico.

( ) Sua construção utilizaria predominantemente mão de obra farta e barata disponível na região, seja os seringueiros indígenas já acostumados à mata, seja os colonos cearenses em fuga das secas que assolavam o Nordeste no último quarto do século XIX.

As afirmativas são, respectivamente,

Leia o fragmento a seguir.

A respeito da sistematização das fronteiras da Região Amazônica, no século XVIII, analise as afirmativas a seguir.

I. O Tratado privilegiou a rede fluvial e os marcos geográficos para definir as novas fronteiras, a serem confirmadas por eventuais comissões demarcatórias de ambas as partes.

II. A negociação garantiu a Portugal o controle exclusivo da navegação pelo rio Jauru, fator importante porque permitiria supervisionar o acesso às minas de Mato Grosso, território elevado a capitania, em 1748.

III. O acordo se baseou no princípio do uti possidetis, segundo o qual o direito de posse da terra caberia a seus efetivos ocupantes.

Está correto o que se afirma em

O atentado contra as torres gêmeas do World Trade Center, de Nova Iorque, e o Pentágono, em Washington, teve como conseqüência

Com base no texto e no mapa, assinale a afirmativa que indica corretamente um dos fatores pelos quais Rondônia tornou-se recentemente um dos polos de atração para o fluxo migratório de haitianos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis