Questões de Atualidades

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades

A Argentina viu os preços quase dobrarem no ano passado, quando a taxa de inflação anual do país atingiu seu nível mais alto em mais de 30 anos. Dados oficiais mostram que os preços ao consumidor subiram 94,8% nos doze meses encerrados em dezembro. Foi o ritmo de inflação mais acelerado do país desde 1991. No ano passado, o Banco Central da Argentina elevou sua principal taxa de juros para 75%, enquanto tenta conter o aumento do custo de vida.

(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-64260461. Acesso em: 13/01/2023.)


Quanto à inflação, além se ser um termo utilizado frequentemente na área econômica, é INCORRETO inferir que: 

A rainha Elizabeth II, líder da história do Reino Unido, morreu aos 96 anos. Sabe-se que a monarca apresentava um quadro de saúde debilitado desde outubro do ano passado, após a morte do ex-marido príncipe Philip. Ícone da cultura britânica, a rainha foi referência em diversas produções; dentre elas, séries, filmes e animações.

(Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-earte/2022/09/5035455-rainha-elizabeth-ii-conheca-producoes-queretratam-a-monarca.html. Acesso em: 21/12/2022. Adaptado.)


Sobre Elizabeth II, a rainha do Reino Unido, analise as afirmativas a seguir.


I. Após a morte de George VI, do qual Elizabeth II era filha, ela foi coroada assumindo o trono inglês.

II. Considerada a monarca mais longeva da coroa Britânica, aos 70 anos de reinado, recebeu o Jubileu de Platina, em 2022.

III. O príncipe Philp III, por ser o filho primogênito da rainha Elizabeth II, assumiu o trono.

IV. Philip foi obrigado a abandonar sua coroa dinamarquesa e grega, para se casar com Elizabeth, além de se converter ao anglicanismo.


Está correto o que se afirma apenas em

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) enviou ao Banco Central e à Casa da Moeda um documento com a recomendação de que as notas de R$ 200, lançadas no início do mês, sejam alteradas.
[...]
A defensoria pede “a adequação do parque fabril para a confecção de notas em tamanho diferenciado, em atenção à legislação referente à pessoa com deficiência, especialmente o contido na Lei nº 10.098/00, no Decreto nº 5296/04, e no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15).”

Disponível em: https://economia.uol.com.br/colunas/carlaaraujo/2020/09/22/defensoria-nota-200-reais-recomendamudanca-bc-deficientes-visuais.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 21 set. 2020.

A recomendação de alteração do tamanho da nota de R$ 200 reais, encaminhada pela Defensoria Pública do Distrito Federal, tem por objetivo

O Brasil deverá chegar às eleições municipais de 2020 enfrentando problemas muito parecidos com aqueles da disputa nacional de 2018, no que diz respeito à desinformação e à propagação de notícias falsas [...]O Brasil deverá chegar às eleições municipais de 2020 enfrentando problemas muito parecidos com aqueles da disputa nacional de 2018, no que diz respeito à desinformação e à propagação de notícias falsas [...]

Apesar de iniciativas das próprias empresas de redes sociais e de regulamentações feitas pela Justiça Eleitoral, o país ainda deixa a desejar nos esforços para coibir a disseminação de boatos e mentiras na internet [...]. O impacto pode ser ainda maior nas eleições municipais deste ano [...] 

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil53187041https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53187041. Acesso em: 7 de set. 2020.
De acordo com a reportagem, as eleições municipais de 2020, bem como as subsequentes, poderiam sofrer maiores impactos que as de 2018 porque

O Brasil está entre os 10 países com mais universidades presentes no ranking de impacto global elaborado pela publicação britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quarta (27/04) no encontro de Inovação e Impacto em Estocolmo, na Suécia. São 48 instituições brasileiras na lista, que mede o comprometimento das universidades com a sustentabilidade.
[...]
A THE faz diversos rankings sobre educação superior desde 2004. [...] diferentemente das classificações tradicionais, o ranking de impacto global da THE mede a contribuição das instituições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Isso é feito através da avaliação do comprometimento das universidades com a sustentabilidade em quatro áreas amplas: pesquisa, gestão de recursos, alcance e ensino.
Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/ educacao/2022/04/27/internas_educacao,1362724/brasil-esta-entre-paises-com-mais-universidades-em-ranking-de-impacto-globa.shtml Acesso em: 28 abr. 202
De acordo com a reportagem, algumas universidades brasileiras têm se destacado

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis