Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais

Avalie as afirmações a seguir a respeito do envelhecimento da população brasileira.

1 - O Brasil vem vivendo um processo de rápido envelhecimento populacional, acentuado a partir da década de 1970, com a difusão de métodos anticonceptivos e queda nas taxas de mortalidade e natalidade.

2 - Os brasileiros estão sentindo os aspectos positivos do incremento do saneamento básico e da qualificação da área de saúde e estão vivendo mais. Entre 1993 e 2003, a expectativa de vida do brasileiro elevou-se em 3,6 anos, e atingiu 71,3 anos, em média.

3 - Apesar do sensível crescimento, o Brasil está bastante atrás de outras nações desenvolvidas, como o Japão, que registra uma das maiores longevidades do mundo, com 81 anos, em média.

Assinale a alternativa correta.

"Nasce em Goiás, ao norte da cidade de Brasília, se dirige para a parte norte do País, desaguando na Baía de Marajó. É o principal formador da maior bacia hidrográfica totalmente brasileira." O texto fala do rio:

Localizado no centro geodésico do Brasil, o Tocantins possui uma área de quase 280 mil km2, onde vivem atualmente cerca de 1 milhão e 200 mil habitantes. Guardando expressivo acervo de riquezas naturais, o estado está situado na maior área de transição geográfica do continente americano. A partir desse cenário físico, do qual decorrem aspectos econômicos e turísticos muito próprios da região, julgue os itens subseqüentes.

I. A forte prevalência da floresta tropical úmida da Amazônia no Tocantins, ocupando a maior parte de seu território, torna-se, segundo os especialistas no setor, o maior impeditivo ao turismo no estado.

II. A maior área de transição geográfica das Américas, em que está situado o Tocantins, corresponde ao encontro dos ecossistemas do cerrado, da mata atlântica e da floresta amazônica.

III. O estado do Tocantins abriga a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, a do Tocantins-Araguaia, cujo principal rio formador - o Tocantins - tem suas nascentes no estado de Goiás, ao norte da cidade de Brasília.

IV. Negociações políticas à época da criação do estado do Tocantins explicam o fato de a ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, ter ficado fora de seu território e mantida sob jurisdição de Goiás.

V Um dos mais conhecidos pólos de atração de visitantes no Tocantins é o Jalapão, área em que dunas chegam a 40 metros de altura, convivendo com um complexo aquático de rios, cachoeiras, córregos e lagos, além de singulares formações rochosas.

Estão certos apenas os itens

Entre as conclusões possíveis que a leitura do texto propicia, uma salta aos olhos: em face da dimensão continental do país, quanto maior o número de municípios existentes no Brasil, maiores as possibilidades de se obter um desenvolvimento equânime, racional e nacionalmente bem distribuído.

Em apenas sete cidades brasileiras a população negra apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo estudo recém-concluído. Com informações do Censo 2000, do IBGE, a pesquisa conseguiu calcular o IDH dos negros em 4.605 dos 5.507 municípios existentes no país até então. Para os brancos, há cálculos para 5.202 cidades.

Para o coordenador da pesquisa, os indicadores municipais atestam que a desigualdade racial no Brasil se dá não apenas no plano nacional, mas também dentro das regiões, dos estados e das cidades. Para ele, haver tão poucos municípios com IDH alto para a população negra é outra prova do tamanho da desigualdade brasileira e um incentivo para que a questão racial passe a integrar a agenda dos prefeitos.

Em apenas sete cidades brasileiras a população negra apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo estudo recém-concluído. Com informações do Censo 2000, do IBGE, a pesquisa conseguiu calcular o IDH dos negros em 4.605 dos 5.507 municípios existentes no país até então. Para os brancos, há cálculos para 5.202 cidades. Para o coordenador da pesquisa, os indicadores municipais atestam que a desigualdade racial no Brasil se dá não apenas no plano nacional, mas também dentro das regiões, dos estados e das cidades. Para ele, haver tão poucos municípios com IDH alto para a população negra é outra prova do tamanho da desigualdade brasileira e um incentivo para que a questão racial passe a integrar a agenda dos prefeitos.

O futebol e a música popular são a prova mais evidente de que não há discriminação racial na sociedade brasileira.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis