Questões sobre Qualidade no Atendimento ao Público

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Listagem de Questões sobre Qualidade no Atendimento ao Público

Quais são os princípios para um bom atendimento telefônico?

São comportamentos inadequados ao ambiente de trabalho, EXCETO:

Analise as afirmativas abaixo sobre o atendimento ao público ao telefone.


1. Se outro ramal tocar na mesma sala e o responsável não estiver presente, não se deve atender a ligação.

2. Caso o usuário tenha ligado para o setor errado, é recomendável que o atendente o auxilie transferindo a ligação para o setor correto.

3. Uma maneira adequada de atender ao telefone da instituição de trabalho é “CINCATARINA, [nome do funcionário], bom-dia”.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Durante um atendimento, o atendente pode se deparar com diferentes características ou comportamentos do público.

Em relação às estratégias de atendimento para essas situações, relacione as colunas 1 e 2 abaixo.


Coluna 1 Característica/comportamento


1. Silencioso

2. Indeciso

3. Agressivo

4. Impaciente


Coluna 2 Exemplo de estratégia de atendimento


( ) Não interromper a fala do usuário. Usar frases como “o senhor tem razão”.

( ) Induzir o usuário ao diálogo, com perguntas claras e em um clima de consideração e atenção.

( ) Tratar o usuário com brevidade, mas com muita cortesia.

( ) Fazer apresentações firmes e convincentes, reiniciando a fala sempre que o usuário solicitar.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo em relação ao ciclo de atendimento ao público.


Coluna 1 Etapa


1. Planejar.

2. Recepcionar o cidadão/cliente/usuário.

3. Entender as necessidades.

4. Gerar soluções.

5. Fortalecer a relação.


Coluna 2 Exemplo de ação da etapa


( ) Verificar a aceitação.

( ) Organizar-se e preparar-se para iniciar o dia de trabalho.

( ) Encaminhar o cidadão à pessoa adequada.

( ) Identificar o público como objetivo fundamental do seu trabalho.

( ) Processar as informações.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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