Questões de Artes da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes da CESPE / CEBRASPE

As crianças começam a desenhar e pintar ao mesmo tempo em que aprendem a falar. Na maioria das vezes, utilizam a arte como uma forma de expressão de algum sentimento ou mesmo como representação do que estão vendo. Com relação à análise do desenho de uma criança apresentado na figura acima, julgue os itens a seguir.

No ato criador da imagem, são colocados em cena os elementos conhecidos pela criança. Ao criar, ela os transforma em algo novo que adquire significado no desenho produzido.

Uma das linguagens mais acessíveis das artes visuais, o desenho é recorrente em sala de aula. Os alunos freqüentemente se utilizam dele em diferentes situações: fazendo grafismos em seus cadernos, como maneira de registrar uma aula, criando personagens em histórias em quadrinhos, entre outros. Com relação ao desenho, uma das primeiras formas de interação entre o aluno e as artes visuais, e à figura apresentada acima, julgue os próximos itens.

Uma das atividades que pode ser explorada em sala de aula é o desenho de observação, que tem como objetivo fazer o aluno perceber o objeto como um todo, sem se preocupar com os detalhes.

Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens. A arte não é um privilégio da escola, mas ela precisa ser ressignificada como expressão, como linguagem e, não, como uma manifestação da repetição, da cópia e de modelos muitas vezes impostos pela racionalidade adulta.

Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens. Ao pintar, desenhar, colar, a criança formula conceitos, cria hipóteses, expressa seus sentimentos e opiniões em relação ao mundo. Essas manifestações representam a particularidade das experiências infantis, que devem ser analisadas e consideradas a partir das culturas da infância.

Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens. A arte como patrimônio cultural da humanidade deve ser um elemento vivificador da escola, o que significa assegurar a existência de condições para que a linguagem artística seja uma realidade que perpasse todos os tempos e espaços da práxis pedagógica e seja reconhecida como uma linguagem a que todos deveriam ter acesso por direito.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis