Questões de Artes da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes da CESGRANRIO

A arte na escola tem como função formar o cidadão decodificador e fruidor da obra de arte. É através do aprendizado da leitura de imagens que o professor desenvolve na criança a capacidade de decodificação da gramática visual. Ao acompanhar a seqüência de touros feita por Pablo Picasso, percebe-se que, mesmo ao fazer uma redução de cada detalhe visual a seu mínimo irredutível, ainda é possível identificar a forma do animal. Para Dondis (2000), a simplificação que busca um significado mais intenso e condensado, na verdade, nada mais é do que um processo de:

O Balé Clássico, originário de banquetes das cortes francesas, é uma representação em que se combinam dança e música em um enredo que serve de fio condutor ao espetáculo. Em que período da História da Humanidade isto ocorreu?

Toda criança tem a necessidade de movimentar-se, de forma intensa, com ações no seu dia-a-dia. Pular, correr, subir, descer e girar são atividades dinâmicas que fazem parte de uma experimentação do corpo para obter o domínio e, principalmente, a construção da sua autonomia. A escola tem a função de fazer a criança compreender sua capacidade de movimento e como seu corpo funciona, para poder usá-lo de forma inteligente, responsável, autônoma e sensível. De acordo com os PCN, a ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades:

Em 1970, a diretora, coreógrafa e dançarina brasileira Lia Robalto criou diversas coreografias em espaços alternativos, ou seja, lugares que não fossem um palco tradicional, com o objetivo de estimular na platéia reações ou atitudes diferentes como contestação, celebração ou brincadeira. Essa dança foi chamada de:

A dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis