Questões de Artes do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2006

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens com relação à leitura da obra de arte.

A leitura de um texto musical ou dramático deve trazê-lo à vida, tirar a obra de uma aparente imobilidade para devolverlhe a sua pulsação e fazer com que aquele conjunto de sons, de vozes, de gestos que o intérprete realiza seja a própria obra na sua realidade plena e completa.

"A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, religião e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem. Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize, de maneira integradora, as potencialidades motoras e cognitivas. A criança se movimenta nas ações do seu cotidiano. Correr, pular, girar e subir nos objetos são algumas das atividades dinâmicas que estão ligadas à sua necessidade de experimentar o corpo não só para o seu domínio mas na construção de sua autonomia. A ação física é a primeira forma de aprendizagem da criança, estando a motricidade ligada à atividade mental."

(PCN-Arte, 1997)

Dentre as alternativas abaixo assinale o item INCORRETO com relação ao ensino da dança.

Olga Reverbel inicia o seu livro "Jogos Teatrais na Escola", destacando a utilização da linguagem cênica tanto nas atividades quanto nas avaliações, ressalta que o educador deve conhecer as palavras-chaves do jogo teatral. Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda com as descrições à direita.

A relação CORRETA é

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à linguagem específica do teatro, na educação básica, é correto afirmar:

Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos do ensino da dança no currículo escolar é motivar os alunos a apreciarem a dança, pautados em três ações: ver, criar e executar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis