Questões de Artes do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2006

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A democratização dos conhecimentos artísticos e estéticos apresenta-se como um campo privilegiado para os Temas Transversais, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os Temas Transversais é correto afirmar que:

I- as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares.

II- em contato com as produções artísticas, os estudantes podem exercitar suas capacidades cognitiva, sensitiva, afetiva e imaginativa organizadas em torno das aprendizagens artística e estética.

III- a área de Arte não contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas manifestações culturais.

IV- nos Temas Transversais, os temas contemplados são apenas o meio ambiente, e a orientação sexual e saúde, cabendo ao professor articular os mesmos com as questões emergentes.

O correto está somente em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual das alternativas abaixo expressa corretamente o que é planejamento de ensino?

No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.

Como importante meio de comunicação e expressão que articula aspectos plásticos, audiovisuais, musicais e lingüísticos em sua especificidade estética, o teatro passou a ser reconhecido como forma de conhecimento capaz de mobilizar o educando, coordenando as suas dimensões sensório-motora, simbólica, afetiva e cognitiva.

No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.

As justificativas para o ensino das artes na educação escolar, inicialmente de caráter contextualista ou instrumental, passaram a destacar, pouco a pouco, a contribuição singular das linguagens artísticas para o desenvolvimento cultural e o crescimento pessoal do ser humano.

No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.

Para a concepção pedagógica essencialista, o objetivo do ensino das artes não é a formação de artistas, mas o domínio, a fluência e a compreensão estética dessas complexas formas humanas de expressão que movimentam processos afetivos, cognitivos e psicomotores.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis