Questões de Artes do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2006

"A questão central do ensino de Arte no Brasil diz respeito a um enorme descompasso entre a produção teórica, que tem um trajeto de constante perguntas e formulações, e o acesso dos professores a essa produção, que é dificultado pela fragilidade de sua formação, pela pequena quantidade de livros editados sobre o assunto, sem falar nas inúmeras visões preconcebidas que reduzem a atividade artística na escola a verniz de superfície, que visa às comemorações de datas cívicas e enfeitar o cotidiano escolar."

(PCN-Arte, 1997)

Considerando a citação acima, assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso.

[ ] Em muitas escolas ainda se utiliza, por exemplo, o desenho mimeografado com formas estereotipadas para crianças colorirem.

[ ] Há escolas que apresentam "musiquinhas" indicando ações para a rotina escolar (hora do lanche, hora da saída).

[ ] Em outras escolas, trabalha-se apenas com a auto-expressão.

[ ] Há professores que são ávidos por ensinar história da arte e levar os alunos a museus, teatros e apresentações musicais e de dança.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

"As atividades de expressão são jogos dramáticos, musicais ou plásticos, que dão ao aluno um meio de exteriorizar, pelo movimento e pela voz, seus sentimentos mais profundos e suas observações pessoais. O objetivo básico das atividades é ampliar e orientar as possibilidades de expressão do aluno". (REVEBEL, OLGA 1989). Assinale com "V" verdadeiro os itens que correspondem ao princípio metodológico ressaltado pela autora e "F" falso para o que se contrapõe a esse princípio.

( ) As atividades de expressão liberam a personalidade pela espontaneidade e formam-na pela cultura.

( ) As atividades artísticas permitem que o aluno se auto-expresse, explorando todas as formas de comunicação humana.

( ) O meio natural de estudo, para a criança e o adolescente, é a sala de aula, e somente a disciplina na sala da aula constrói as potencialidades intelectuais e físicas.

A correlação CORRETA é

Leia e assinale a alternativa INCORRETA, em relação aos objetivos da avaliação em arte.

Em relação ao ensino em arte que respeite os modos de aprendizagem do aluno, informe acerca da produção histórica e social da arte e integre processos lúdicos e prazerosos com conteúdos de arte, assinalando a alternativa CORRETA.

As práticas educativas surgem de mobilizações sociais, pedagógicas e filosóficas e, no caso das artes, também artísticas e estéticas. No Brasil, importantes movimentos culturais atuaram na inter-relação quanto à formação dos professores em arte-educação. Estas visões humanísticas, (decorrentes da criação da Escola de Belas Artes do RJ e a presença da missão Francesa, no séc. XIX e, no século seguinte, da criação das universidades e Semana de Arte de 1922), foram profundamente marcadas nas tendências tradicionalista e escolanovista. Com relação às práticas educacionais no período tradicionalista e escolanovista, assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis