Questões sobre História, Estética e Crítica das Artes Visuais

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Listagem de Questões sobre História, Estética e Crítica das Artes Visuais

Há exatos cem anos, um grupo de artistas ocupou o Teatro Municipal de São Paulo com uma programação de pintura, escultura, poesia, literatura e música. Essa ação ficou conhecida como a Semana de Arte Moderna ou Semana de 22, cuja intenção foi apresentar uma ruptura dos protocolos de representação, a partir da experimentação formal e da liberdade criadora. Seis anos mais tarde, um desses agitadores culturais (como seriam chamados nos dias de hoje), Oswald de Andrade (1890-1954), publica no primeiro número da Revista de Antropofagia o Manifesto que assim começa:

Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupy, or not tupy, that is the question.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.

A revisão histórica desse marcante evento cultural de uma determinada elite intelectual paulistana indica um duplo vértice de ambiguidade. Por um lado, a Semana de 22 contribuiu para a convergência de ideias estéticas do passado, no intuito de consolidar um marco para uma tradição brasileira de artes. Por outro lado, foi uma ação que ficou restrita a um grupo pequeno de pessoas, cuja ruptura formal com as circunstâncias da produção artística não causou impacto significativo na estrutura da fruição e circulação de conteúdos estéticos de outras realidades sociais brasileiras, como ainda pode ser identificado nos dias de hoje. 


A partir do texto apresentado, julgue o item subsequente. 


O Manifesto Antropófago ignora a tradição dos povos indígenas como referência cultural para a consolidação de uma estética nacional brasileira.

Complete corretamente as lacunas do texto em relação à arte tecnológica.


Segundo Diana Domingues (1997), a arte tecnológica é caracterizada pela passagem da cultura ________________ para a ________________, em que os artistas substituem artefatos e ferramentas por dispositivos em múltiplas conexões de sistemas que auxiliam na produção e na comunicação. Esta arte reorganiza camadas de sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação através de ________________ e se coloca de formas diversas de outras modalidades de arte.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Há exatos cem anos, um grupo de artistas ocupou o Teatro Municipal de São Paulo com uma programação de pintura, escultura, poesia, literatura e música. Essa ação ficou conhecida como a Semana de Arte Moderna ou Semana de 22, cuja intenção foi apresentar uma ruptura dos protocolos de representação, a partir da experimentação formal e da liberdade criadora. Seis anos mais tarde, um desses agitadores culturais (como seriam chamados nos dias de hoje), Oswald de Andrade (1890-1954), publica no primeiro número da Revista de Antropofagia o Manifesto que assim começa:

Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupy, or not tupy, that is the question.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.

A revisão histórica desse marcante evento cultural de uma determinada elite intelectual paulistana indica um duplo vértice de ambiguidade. Por um lado, a Semana de 22 contribuiu para a convergência de ideias estéticas do passado, no intuito de consolidar um marco para uma tradição brasileira de artes. Por outro lado, foi uma ação que ficou restrita a um grupo pequeno de pessoas, cuja ruptura formal com as circunstâncias da produção artística não causou impacto significativo na estrutura da fruição e circulação de conteúdos estéticos de outras realidades sociais brasileiras, como ainda pode ser identificado nos dias de hoje. 


A partir do texto apresentado, julgue o item subsequente. 


O Modernismo é uma tendência estética de vanguarda artística, mas, no Brasil, caracterizou-se como uma manifestação conservadora em função das heranças coloniais escravocratas. 

Analise as pinturas a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A esse respeito, analise as asserções e a relação proposta entre elas.


I - Segundo o historiador Ernest Gombrich (2013), ambas pinturas se inserem no contexto da arte experimental moderna



PORQUE



II - apresentam características desse período histórico, como rejeição à decoração; afastamento da tradição ocidental; despreocupação quanto à "fidelidade à natureza" e à "beleza ideal", expressão de sentimentos por meio da escolha de cores e linhas; cores intensas e harmonias ousadas e a importância da experimentação formal supera a temática.


Sobre as asserções, é correto afirmar que

Imagem associada para resolução da questão


Partenon ou Partenão foi um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga, por iniciativa de Péricles, governante da cidade. Sobre a arte grega, é correto afirmar que o Partenon, tem características do estilo:

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