Questões de Artes Visuais

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Há exatos cem anos, um grupo de artistas ocupou o Teatro Municipal de São Paulo com uma programação de pintura, escultura, poesia, literatura e música. Essa ação ficou conhecida como a Semana de Arte Moderna ou Semana de 22, cuja intenção foi apresentar uma ruptura dos protocolos de representação, a partir da experimentação formal e da liberdade criadora. Seis anos mais tarde, um desses agitadores culturais (como seriam chamados nos dias de hoje), Oswald de Andrade (1890-1954), publica no primeiro número da Revista de Antropofagia o Manifesto que assim começa:

Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupy, or not tupy, that is the question.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.

A revisão histórica desse marcante evento cultural de uma determinada elite intelectual paulistana indica um duplo vértice de ambiguidade. Por um lado, a Semana de 22 contribuiu para a convergência de ideias estéticas do passado, no intuito de consolidar um marco para uma tradição brasileira de artes. Por outro lado, foi uma ação que ficou restrita a um grupo pequeno de pessoas, cuja ruptura formal com as circunstâncias da produção artística não causou impacto significativo na estrutura da fruição e circulação de conteúdos estéticos de outras realidades sociais brasileiras, como ainda pode ser identificado nos dias de hoje. 


A partir do texto apresentado, julgue o item subsequente. 


O Modernismo é uma tendência estética de vanguarda artística, mas, no Brasil, caracterizou-se como uma manifestação conservadora em função das heranças coloniais escravocratas. 

#Questão 966693 - Artes Visuais, , Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Artes

Ao longo dos anos, a arte vem sofrendo influências das novas tecnologias trazendo técnicas e ferramentas digitais, como os aplicativos, auxiliando artistas com recursos atuais na produção artística. A partir dessas novas ferramentas e recursos de produção para as artes conseguimos usufruir de alguns recursos, dentre eles, podemos citar:

#Questão 966696 - Artes Visuais, , Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Artes

Observe a imagem:


Imagem associada para resolução da questão

Figura 6: https://br.pinterest.com/pin/341007003009033363/ 

Acesso em: 23 de junho de 2022


Descrição:

Figura 6 – A imagem mostra a fachada interna do pátio do Teatro José de Alencar com os vitrais coloridos e estrutura metálica.

O Teatro José de Alencar, grande monumento arquitetônico cearense, foi construído em 1910. Rico em beleza estrutural, possui características peculiares de um novo estilo artístico de destaque na época.

Sobre esse estilo artístico, iniciado no fim do século XIX e início do século XX, com repercussões em diversas áreas do campo artístico, ressalta-se a assimetria, arabescos, formas orgânicas e estilo floreado.


A partir dos elementos citados, o Teatro José de Alencar possui inspiração:

“Embora a arte digital não seja reconhecida como um movimento distinto, por si só, à medida que a tecnologia continua a crescer rapidamente na sociedade contemporânea continuaremos a vê-la se desenvolver e a passar por constantes mudanças, solidificando-se como uma possível alternativa aos meios tradicionais de criação de arte.”


https://arteref.com/movimentos/arte-digital/

Acesso em 23 de junho de 2022.


A partir do fragmento acima, podemos analisar a chegada da arte digital como:


I- processo de produção virtual, por sua vez sem força e sem representatividade social em contradição com as obras de artes convencionais.

II- oportunidade para a elaboração de memes e fotografias como elementos específicos para as exigências da sociedade contemporânea.

III- favorecimento para o surgimento de novas formas de criação, manipulação e alienação popular.

IV- fonte de novas experimentações e apresentações de sons, imagens, cores e movimentos realizados a partir de uma plataforma de edição.

V- processo de aproveitamento da arte contemporânea e popular para a massificação de ideologias e enfraquecimento da arte clássica.


Podemos, assim, afirmar que os itens corretos são:

#Questão 966697 - Artes Visuais, , Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Artes

No Ensino Fundamental – Anos Finais, é preciso assegurar aos alunos a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos. Essas práticas podem ocupar os mais diversos espaços da escola, espraiando-se para o seu entorno e favorecendo as relações com a comunidade.

Além disso, o diferencial dessa fase está na maior sistematização dos conhecimentos e na proposição de experiências mais diversificadas em relação a cada linguagem, considerando as culturas juvenis.

Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 205.


Conforme o texto extraído da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o ensino de Arte, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, deve buscar:

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