Questões de Artes Plásticas do ano 2022

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Listagem de Questões de Artes Plásticas do ano 2022

Observe a imagem da obra a seguir:

Imagem associada para resolução da questão
Cunhatain antropofagia musical de Denilson Baniwa
https://artebrasileiros.com.br/arte/entrevista/a-arte-nao-se-desliga-da-vidabaniwa/ - Acesso em: 28 de junho de 2022

Em entrevista ao site ARTE!BRASILEIROS, o Artista Denilson Baniwa diz:
"Essa questão da arte indígena em contraste à arte “considerada arte” é uma coisa que já vem sendo discutida há bastante tempo. Acho que até antes de ter essa galera toda indígena trabalhando e circulando. Acho que o diferente agora é que tem esse tanto de artistas indígenas com um poder de aproximação e de voz bem marcante, que consegue conversar e dizer um ponto que não era visto antes, que é a partir dessas pessoas indígenas. Para a gente, não tem essa diferença entre arte e vida ou arte e resistência assim como tem no Ocidente, onde a arte é um instrumento de poder em relação a outros seres humanos. Mas quando esses artistas indígenas se propõem a circular de uma maneira que se utiliza de linguagens não indígenas também é uma estratégia de conversar por uma língua que seja entendido por quem não faz parte dessa cultura."

O texto e a obra acima falam sobre:

A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir.


A influência da religiosidade caracteriza a produção artística barroca, seja como estratégia de promoção da fé católica, seja como mecanismo de catequização e colonização do Novo Mundo.

A historiografia artística brasileira indica o Barroco Colonial como um movimento cultural que estabelece diálogo confluente e simultâneo com o repertório europeu de expressões artísticas que envolvem música, dança, teatro, literatura, artes plásticas e arquitetura. Como parte do projeto colonial, o Barroco foi uma estratégia estética mais ampla, que envolveu desde a catequização missionária dos jesuítas até a formação de uma realidade ideológica mediante um estilo dramático que cultivou os contrastes da plasticidade ornamental. Um dos expoentes foi Aleijadinho (1738-1814), cuja obra em pedra-sabão foi resgatada pelos modernistas e alçada como índice antecipado de uma brasilidade, como nos revela Mário de Andrade: “Raro realista, (Aleijadinho) foi um deformador sistemático. Mas sua deformação é duma riqueza, duma liberdade de invenção absolutamente extraordinárias. Falaram que ele ignorava escultura, e principalmente ignorava anatomia... Isto, aliás, não tinha importância nenhuma, porque confundir escultura com anatomia é que é ignorância vasta”. 

 Mário de Andrade. Aspectos das artes plásticas no Brasil. 3.ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984 (com adaptações).


A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir.


Dois importantes expoentes do Barroco Colonial brasileiro são Antônio Francisco de Lisboa e Manuel da Costa Ataíde.

A historiografia artística brasileira indica o Barroco Colonial como um movimento cultural que estabelece diálogo confluente e simultâneo com o repertório europeu de expressões artísticas que envolvem música, dança, teatro, literatura, artes plásticas e arquitetura. Como parte do projeto colonial, o Barroco foi uma estratégia estética mais ampla, que envolveu desde a catequização missionária dos jesuítas até a formação de uma realidade ideológica mediante um estilo dramático que cultivou os contrastes da plasticidade ornamental. Um dos expoentes foi Aleijadinho (1738-1814), cuja obra em pedra-sabão foi resgatada pelos modernistas e alçada como índice antecipado de uma brasilidade, como nos revela Mário de Andrade: “Raro realista, (Aleijadinho) foi um deformador sistemático. Mas sua deformação é duma riqueza, duma liberdade de invenção absolutamente extraordinárias. Falaram que ele ignorava escultura, e principalmente ignorava anatomia... Isto, aliás, não tinha importância nenhuma, porque confundir escultura com anatomia é que é ignorância vasta”. 

 Mário de Andrade. Aspectos das artes plásticas no Brasil. 3.ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984 (com adaptações).


A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir.


A escultura do período em questão, além de monumental, acoplada à arquitetura, também se manifesta em escala íntima, na estatuária católica de santos e figuras de presépio.

A historiografia artística brasileira indica o Barroco Colonial como um movimento cultural que estabelece diálogo confluente e simultâneo com o repertório europeu de expressões artísticas que envolvem música, dança, teatro, literatura, artes plásticas e arquitetura. Como parte do projeto colonial, o Barroco foi uma estratégia estética mais ampla, que envolveu desde a catequização missionária dos jesuítas até a formação de uma realidade ideológica mediante um estilo dramático que cultivou os contrastes da plasticidade ornamental. Um dos expoentes foi Aleijadinho (1738-1814), cuja obra em pedra-sabão foi resgatada pelos modernistas e alçada como índice antecipado de uma brasilidade, como nos revela Mário de Andrade: “Raro realista, (Aleijadinho) foi um deformador sistemático. Mas sua deformação é duma riqueza, duma liberdade de invenção absolutamente extraordinárias. Falaram que ele ignorava escultura, e principalmente ignorava anatomia... Isto, aliás, não tinha importância nenhuma, porque confundir escultura com anatomia é que é ignorância vasta”. 

 Mário de Andrade. Aspectos das artes plásticas no Brasil. 3.ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984 (com adaptações).


A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir.


A busca por uma identidade cultural nacional brasileira caracteriza o Modernismo paulista, o Movimento Armorial, o Tropicalismo e também o Barroco.

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