Questões de Artes Plásticas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes Plásticas

As Artes na contemporaneidade apresentam uma diversificação de ação produtiva e de registro da efemeridade.
Nesse âmbito, o artista brasileiro Vick Muniz, que usa de forma criativa sucata e lixo eletrônico em suas obras, efetiva o registro de suas obras com:

O Impressionismo foi o movimento que deu início às grandes tendências das Artes no século XX. Os impressionistas não chegaram a formar uma escola ou sistema, mas compartilharam algumas técnicas e procedimentos gerais. Nesse contexto, são coerentes com os procedimentos gerais dos impressionistas:
1. A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente dependendo da incidência do sol.
2. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha só é uma forma encontrada pelo ser humano para representar, por meio de imagens, a natureza, os objetos, os seres em geral, etc.
3. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores as representavam até então.
4. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta. Devem ser puras e utilizadas na tela em pequenas pinceladas. É o observador que, ao apreciar a pintura, combina no olhar as várias cores, obtendo a composição final.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Dois conceitos da estética são importantes para a compreensão da história da arte moderna e contemporânea: o pitoresco e o sublime. Eles são termos atribuídos à experimentação sensível na obra de alguns artistas dos séculos XVIII e XIX em particular, e são associados à relação entre o indivíduo e a natureza. Para o historiador da arte Giulio Carlo Argan (1992): “a poética iluminista do ‘pitoresco’ vê o indivíduo integrado em seu ambiente natural e a poética romântica do ‘sublime’, o indivíduo que paga com a angústia e o pavor da solidão a soberba do seu próprio isolamento (…). Na arte moderna, a dialética entre os dois termos mudará constantemente de aspecto, mas permanecerá fundamentalmente inalterada.”
Imagem associada para resolução da questão                                              Figura 2 A carroça de feno, 1821 (pintura de John Constable).


Considerando o texto e as imagens, assinale a alternativa correta.

A dançarina norte-americana Loie Fuller (1862-1928) teve suas apresentações comentadas em diversos jornais e revistas, como se vê a seguir: na França, por Toulouse-Lautrec; no Brasil, pelo artista modernista Flávio de Carvalho.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nas imagens, analise as afirmativas a seguir.


I. Toulouse-Lautrec captura, no desenho, o estímulo sensorial gerado pela dança, representando a leveza de um corpo em movimento.

II. Flávio de Carvalho percebe os efeitos da música sobre o corpo e busca traduzir expressivamente os movimentos da dançarina.

III. Ambos distanciam-se do gestual acadêmico: o pintor francês enfatiza os volumes a partir dos tecidos, e o brasileiro, a angulação do movimento, com síntese e estilização.


Está correto o que se afirma em: 

Um dos mais intrigantes fenômenos acústicos é a capacidade, por parte de uma ínfima minoria de pessoas e de músicos, de emitir alturas determinadas sem qualquer referência acústica prévia.

MENEZES, F. A acústica musical em palavras e sons. Cotia/SP: Ateliê Ed., 2003, p. 124.


O trecho descreve o fenômeno auditivo denominado de ouvido 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis