Listagem de Questões sobre Geral
Na dança moderna, são utilizados muitos movimentos, os quais necessitam de uma abordagem anatomocinesiológica adequada na sua realização. Julgue os itens seguintes, de acordo com essa abordagem.
Quando o aluno demonstra, em sua maneira de caminhar, eversão de um dos pés, mesmo inferindo-se que exista rotação inadequada no tornozelo, no joelho ou no quadril, qualquer dessas rotações não distorcerá seriamente o equilíbrio da parte superior do tronco na execução de determinados movimentos, sendo prioritário respeitar a organização anatômica de cada indivíduo na dança moderna.
Os movimentos pendulares, muito comuns nas técnicas de dança moderna, podem descrever círculos e movimentos de pêndulo em múltiplas direções, ou movimentos em forma de oito ou em direções diagonais que correspondem mais à fisiologia da articulação. Nesses movimentos, a articulação não está relaxada, havendo um trabalho de sustentação ativa dos músculos profundos e superficiais.
Na dança moderna, os bailarinos, em grande maioria, dançam descalços; o pé tem grande valor para eles, pois uma das bases fundamentais dessa técnica é o contato com o chão. Na coordenação do tornozelo e do pé para manutenção adequada do arco do pé, deve-se ter três pontos de apoio bem definidos: o calcâneo para trás, a cabeça do primeiro metatarsiano para frente e para dentro e a cabeça do quinto, para frente e para fora.
Quando o salto é mal amortecido, geralmente ele é barulhento, os calcâneos não tocam o solo na chegada, ou, ao contrário, ouve-se uma ação dura da batida dos calcâneos na chegada ao solo.
Em algumas técnicas de dança moderna, também se realizam muitos movimentos do balé, tais como os pequenos ou os grandes pliês, mas todos os critérios de execução são subvertidos, como o alinhamento da patela acima do segundo artelho, a amplitude máxima de abertura dos joelhos, o alinhamento da coluna e o encaixe do quadril, os quais nunca são os mesmos do balé clássico.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}