Listagem de Questões de Artes
O timbre, considerado a "cor" do som, é constituído pelos seguintes elementos:
combinação de seus harmônicos, forma da nota ouvida e sua ressonância;
apenas pela combinação de seus harmônicos;
forma da nota ouvida e sua ressonância;
o grave e agudo do som;
madeira, sopro, cordas e percussão.
Todas as palavras guardam um ritmo na sua pronúncia. Quando compomos, aproveitamos este ritmo. Observe estas palavras: mãe, príncipe, pneuma, fala. Escolha o ritmo que melhor reproduz seu som falado, em notação musical:
semínima com dois pontos, semicolcheia e colcheia / semínima pontuada e duas semicolcheias / semicolcheia, semínima, colcheia pontuada (e acentuada) e fusa / mínima e semínima;
duas mínimas (sendo a primeira acentuada) e uma colcheia / semínima pontuada (e acentuada) e duas semicolcheias / fusa, colcheia com dois pontos, semínima e semicolcheia / duas semínimas (sendo a primeira acentuada);
mínima e semínima (acentuada) / colcheia com dois pontos, semínima e duas fusas (sendo a primeira acentuada) / semicolcheia, colcheia pontuada (e acentuada) ; duas mínimas (sendo a primeira acentuada) e uma colcheia.
semínima pontuada, fusa e colcheia / colcheia, semicolcheia (acentuada), semínima e fusa / quatro semicolcheias (sendo a primeira acentuada) / mínima e semínima;
semínima com dois pontos e semicolcheia / duas semicolcheias (sendo a primeira acentuada) e uma colcheia / semicolcheia, colcheia pontuada (e acentuada) e semicolcheia / duas semínimas (sendo a primeira acentuada).
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Música medieval
(2) Música renascentista
(3) Música barroca
(4) Música clássica
(5) Romantismo
(6) Música do século XX
( ) Tem, como maiores representantes, Haydn e Mozart, além de algumas composições de Beethoven. Grande desenvolvimento da orquestra e, pela primeira vez na história da música, os instrumentos passaram a ter mais importância do que a voz. Uma música leve, com clareza de tessitura e, principalmente, homofônica. Grande equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade.
( ) Liberdade de forma e de concepção na música. Expressão intensa e vigorosa da emoção dos compositores: seus pensamentos e sentimentos, inclusive suas dores. Tessituras mais densas, modulações ousadas, harmonias mais ricas. Grande virtuosismo técnico, sobretudo dos pianistas e violinistas.
( ) Cantochão, Organum, Motetos, Danças, Canções, Ars Antiqua e Ars Nova
( ) Impressionismo; Nacionalismo; Influências jazzísticas; Politonalidade; Atonalidade; Expressionismo; Pontilhismo; Serialismo; Neoclassicismo; Microtonalidade; Música Concreta; Música Eletrônica; Serialismo total; Música aleatória.
( ) Uma época de grandes descobertas e explorações, devotada ao saber e à cultura, particularmente às idéias dos antigos gregos e romanos. Início das composições para instrumentos e grande desenvolvimento da polifonia coral. Músicas exuberantes: ritmos enérgicos as impulsionam para frente e as melodias são tecidas em linhas extensas e fluentes.
( ) No século XVII, desenvolveu-se o sistema tonal, a invenção de novas formas e configurações (inclusive a ópera, o oratório, a fuga, a suíte, a sonata e o concerto) e a orquestra, c
1, 3, 5, 2, 4, 6;
6, 4, 5, 2, 3, 1;
3, 5, 6, 2, 1, 3;
4, 5, 1, 6, 2, 3;
2, 5, 6, 1, 4, 3.
Acerca dos tipos e das características dos papéis e a respeito da relação papel-máquina e papel-tinta, julgue os itens abaixo.
A gramatura do papel refere-se ao peso, em gramas, de uma folha com 66 cm × 96 cm.
Quanto aos tipos de retículas, às aplicações e aos problemas que podem ocorrer durante a impressão, julgue os itens que se seguem.
A retícula mais usada para trabalhos de cor é a de cristal, pois pode ser posicionada em diversas inclinações.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}