Listagem de Questões de Artes
Na segunda década do século XX, dois artistas desempenharam no Brasil um papel precursor do que viria a ser a estética modernista celebrada na Semana de Arte Moderna. São eles:
Tarsila Amaral e Alfredo Volpi;
Anita Malfatti e Lasar Segall;
Alfredo Volpi e Lasar Segal;
Anita Malfatti e Cândido Portinari;
Tarsila Amaral e Cândido Portinari.
Possibilitar e orientar o desenvolvimento estético de crianças e jovens, objetivando o crescimento de seu poder de percepção, criação e compreensão das diferentes linguagens artísticas, requer que o professor de arte:
I - saiba organizar e graduar os conteúdos tanto no sentido do fazer quanto no do apreciar a arte;
II - leve em conta e fique atento às características da faixa etária, aos interesses e aos saberes dos alunos;
III - tome como modelo para seus alunos os padrões estéticos da arte erudita;
IV - preocupe-se em tornar a arte sempre presente na sala de aula.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma:
no item III;
nos itens I e IV;
nos itens I, II e III;
nos itens I, II e IV;
nos itens II, III e IV.
Leia o texto abaixo. "Estava muito preocupado em liberar a criança através do desenho, da pintura. Comecei a ver que o problema não era esse, era um problema muito maior, era ver a criança no seu aspecto global, a criança e a relação professor-aluno, a observação do comportamento delas, o estímulo e os meios para que elas pudessem, através das atividades, terem um comportamento mais criativo, mais harmonioso. (...) Deveríamos ter um comportamento aberto, livre com a criança; uma relação em que a comunicação existisse através do fazer e não do que pudéssemos dar como tarefa ou como ensinamento(...)." (Augusto Rodrigues). Este texto traduz uma concepção e ensino de arte que caracteriza:
o movimento "Escolinha de Arte";
as escolas profissionais de arte;
a pedagogia artística tradicional;
os Parâmetros Curriculares Nacionais;
a Metodologia Triangular.
Leia o texto abaixo. "A arte é um conhecimento que permite a aproximação entre os indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa".(Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - 5ª a 8ª séries). De acordo com o texto, as aulas de arte proporcionam:
a substituição de aulas expositivas por meios audiovisuais de informação;
a reprodução de valores culturais da comunidade escolar, estimulando a sua produção artística;
a valorização da cultura das minorias em detrimento da cultura artística dominante;
a simplificação de conteúdos de outras áreas de conhecimento;
a interação entre o fazer artístico dos alunos e a arte produzida em todos os tempos e lugares.
Hélio Oiticica, Caetano Veloso e José Celso Martinez Correa têm em comum nas suas produções artísticas, na década de 60, o fato de terem participado do:
concretismo;
modernismo;
tropicalismo;
neoconcretismo;
hiper-realismo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}