Listagem de Questões de Artes
Utilizar a arte para a reconstrução da biografia não implica,precisamente, o propósito ou a intenção de extrair a biografia das obras, coisa impossível e absurda, mas significa iluminar a biografia com as obras, o que não só é possível, mas é também oportuno e desejável.
Este pensamento de Pareyson enfatiza que:
A Semiótica, ou a ciência dos signos, considera todos os fenômenos culturais como fenômenos de comunicação e como processo de significação que requerem uma interpretação por parte do destinatário.
Pode-se afirmar que:
I. A arte é uma linguagem com códigos específicos.
II. A arte é linguagem somente quando o objeto artístico possui qualidades estéticas que geram a comunicação com o público.
III. O processo comunicativo da arte se dá a partir das ressonâncias do efeito estético no espectador apenas quando conjugado com as analogias construídas.
É correto APENAS
Desde o início da história da humanidade a arte sempre esteve presente em praticamente todas as formações culturais. Com relação ao ensino de artes nas séries iniciais do ensino fundamental, está CORRETO afirmar que:
O Teatro deve ser tratado com a finalidade de apresentação. As crianças decoram os textos e os movimentos cênicos com rigor.
A Arte adulta deve ser mantida fora dos muros da escola, pelo perigo da influência que poderá macular a "genuína e espontânea expressão infantil".
O ensino das artes deve valorizar as habilidades manuais, os "dons artísticos", os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte. O professor trabalha com exercícios e modelos convencionais selecionados em manuais e livros didáticos.
Ensinar arte em consonância com os modos de aprendizagem do aluno significa não isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias.
Ao ensinar uma nova música a sua turma, o professor deverá:
Preparar a aula, executar a aula e avaliar a aula.
Bater ritmo, observar a letra, a melodia e escolher com os alunos as músicas.
Rever a música escolhida, observar a letra, a melodia e o ritmo.
Preparar a aula e estudá-la a fim de que esteja seguro da letra e melodia.
A banda rítmica é:
Formada por vários instrumentos, cordas, metais, sopro, percussão – passíveis de serem manejados pelas crianças.
Formada por vários instrumentos de percussão – utilizados por crianças e adolescentes que possuem algum conhecimento de ritmo e melodia.
Formada por um conjunto de instrumentos de percussão – passíveis de serem manejados pelas crianças.
Formada por vários instrumentos de sopro – utilizados por crianças e adolescentes que possuem conhecimento de ritmo e melodia.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}